Início » Blog » Cão da raça pitbull é resgatado em Juazeiro do Norte após denúncias de maus-tratos
Ceará

Cão da raça pitbull é resgatado em Juazeiro do Norte após denúncias de maus-tratos

cao-da-raca-pitbull-e-resgatado-em-juazeiro-do-norte-apos-denuncias-de-maus-tratos
Cão da raça pitbull é resgatado em Juazeiro do Norte após denúncias de maus-tratos

Um pitbull foi resgatado em Juazeiro do Norte, no bairro Santa Tereza, depois que denúncias apontaram que o animal vivia em situação de maus-tratos. A ação contou com o apoio da vereadora Jacqueline Gouveia (PT), da equipe Alpha do Grupamento Ambiental Metropolitano (GAM) e da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sepa), que garantiram o salvamento do cão e seu encaminhamento para cuidados veterinários.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Condições críticas do animal

O animal foi encontrado acorrentado, desnutrido, sem acesso a água ou alimento e com infestação de parasitas, segundo registros em vídeo da ocorrência. Após o resgate, o pitbull foi encaminhado para exames e início de tratamento, recebendo cuidados para recuperação da saúde física e nutricional.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O caso foi registrado na Delegacia Municipal de Juazeiro do Norte, onde um Boletim de Ocorrência (B.O.) foi aberto contra a tutora do cão, para apurar responsabilidades criminais relacionadas à situação.

A legislação brasileira prevê punição rigorosa para maus-tratos contra animais. A Lei nº 9.605/1998 prevê detenção de três meses a um ano, além de multa, enquanto a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena de reclusão para dois a cinco anos quando o crime envolve cães e gatos.

Além disso, a Resolução CFMV nº 1236/2018 estabelece orientações para veterinários e zootecnistas identificarem e denunciarem casos de crueldade, abuso e maus-tratos, incluindo normas sobre transporte e eutanásia de animais, com o objetivo de reduzir o sofrimento e proteger a vida dos animais.

Leia também | Cachorro vítima de maus-tratos é resgatado em Juazeiro do Norte

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br