Início » Blog » Previsão para o Carnaval: chuvas devem marcar os próximos dias no Ceará, com maior intensidade no Cariri e litoral
Ceará

Previsão para o Carnaval: chuvas devem marcar os próximos dias no Ceará, com maior intensidade no Cariri e litoral

previsao-para-o-carnaval:-chuvas-devem-marcar-os-proximos-dias-no-ceara,-com-maior-intensidade-no-cariri-e-litoral
Previsão para o Carnaval: chuvas devem marcar os próximos dias no Ceará, com maior intensidade no Cariri e litoral

A poucos dias do Carnaval, o Ceará deve seguir com registros de chuva em diversas regiões do estado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Entre 7h de domingo (15) e 7h desta segunda-feira (16), 66 municípios contabilizaram precipitações, com maior concentração na região do Cariri, indicando um cenário de instabilidade que pode se estender pelos próximos dias festivos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com balanço parcial divulgado pela Funceme às 8h10 desta segunda-feira, o maior acumulado foi registrado no Crato, com 130 milímetros. Em seguida aparecem Caririaçu (114 mm), Farias Brito (110 mm), Nova Olinda (105 mm) e Aurora (96,6 mm). Também houve volumes expressivos em Várzea Alegre (88 mm), Assaré (82 mm) e Mauriti (80,4 mm), reforçando a predominância das chuvas no sul do estado.

Para terça-feira (17), a previsão aponta maiores acumulados durante a madrugada e o início da manhã, especialmente no Cariri, na Jaguaribana, no sul do Sertão Central e Inhamuns, além de áreas da faixa litorânea. A tendência indica continuidade das precipitações em diferentes períodos do dia, o que exige atenção de foliões e organizadores de eventos ao ar livre.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na quarta-feira (18), a expectativa é de aumento gradual das chuvas, com maiores volumes concentrados na faixa litorânea e novamente na região do Cariri. A condição reforça a possibilidade de um Carnaval com tempo instável em várias áreas do estado, sobretudo nas regiões tradicionalmente mais afetadas pela quadra chuvosa.

Segundo a Funceme, as precipitações estão associadas a efeitos locais como temperatura, umidade, relevo e ao fluxo de ventos de nordeste, que transportam umidade do oceano para o continente. Além disso, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no Ceará, contribui para a formação de áreas de instabilidade, mantendo o cenário favorável a novas ocorrências.

Em Fortaleza e na Região Metropolitana, esta segunda-feira (16) deve ter tempo mais estável, com céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens, especialmente à tarde. No entanto, nas próximas madrugadas e inícios de manhã, há condições para chuvas isoladas, o que pode impactar a programação pré-carnavalesca na capital.

Leia também | Vai à praia no Carnaval? Confira os trechos próprios e impróprios para banho em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br