Início » Blog » Chuvas geram alagamentos e danificam estruturas em Fortaleza nesta sexta (14)
Ceará

Chuvas geram alagamentos e danificam estruturas em Fortaleza nesta sexta (14)

chuvas-geram-alagamentos-e-danificam-estruturas-em-fortaleza-nesta-sexta-(14)
Chuvas geram alagamentos e danificam estruturas em Fortaleza nesta sexta (14)

Após fortes chuvas registradas desde a madrugada desta sexta-feira (14), continuando durante a manhã, Fortaleza e Região Metropolitana têm tido alagamentos e estruturas danificadas em decorrência das precipitações. São inundações, pontos de rompimento no asfalto, postes que pendem e outros transtornos para a população.

No viaduto da Avenida Padre Antônio Tomaz com Engenheiro Santana Júnior, foi registrado um acidente com capotamento de um veículo. No Planalto Ayrton Senna, na Rua Ipaumirim, 1257, é possível ver o asfalto rompendo em um trecho de obra, tomado pelas águas das chuvas. Em diversos pontos do bairro Carlito Pamplona, as vias ficaram tomadas por água, dificultando ou impossibilitando a passagem de pedestres e veículos.

Leia também | Região Metropolitana de Fortaleza: Funceme prevê chuvas isoladas no fim de semana

Em Maracanaú, na Região Metropolitana, podia-se ver um poste pendendo, já em posição diagonal, após as precipitações, com risco de desabar sobre a via. A ocorrência é da Rua Luís Girão, próximo ao posto de saúde da região.

Há ainda a cratera que se abriu no asfalto na Avenida Odilon Guimarães, na região da Grande Messejana, nas proximidades da Lagoa Redonda. No local, um carro ficou preso ao cair no buraco, com a área tendo ficado fechada para o tráfego de veículos em seguida.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Previsão

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) poderá receber pancadas de chuvas de forma isolada neste fim de semana, no sábado (15) e no domingo (16). A perspectiva é de haja precipitações nas madrugadas, no começo das manhãs e no período da noite.

Segundo os estudiosos, o motivo das chuvas no período atual é a presença de “um cavado no leste do NEB [Nordeste do Brasil] que favorece a formação de áreas de instabilidades”, que depois se deslocam na direção do estado do Ceará. Os meteorologistas informam ainda que o chamado sistema de brisa também pode contribuir para essas chuvas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Dessa forma, a previsão para a região nos próximos dois dias indica:

14/06: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva nos períodos da manhã e tarde.

15/06: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada na madrugada, manhã e noite. No período da tarde, céu variando de poucas nuvens a sem nuvens.

16/06: Céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens com alta possibilidade de chuva isolada na madrugada, manhã e noite. No período da tarde, céu variando de poucas nuvens a sem nuvens.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Chuvas desta sexta-feira – monitoramento da Funceme

Confira a seguir os postos da Funceme que registraram as maiores quantidades de chuva nos municípios cearenses entre as 7h de quinta (13) e as 7h desta sexta-feira (14), com as informações disponibilizadas pela Fundação até a publicação do texto:

Pindoretama (Posto: PINDORETAMA) : 92 mm
Aquiraz (Posto: SITIO SAPUCAIA FAGUNDES) : 85 mm
Fortaleza (Posto: CASTELAO) : 84 mm
Aquiraz (Posto: AQUIRAZ) : 78.6 mm
Itaitinga (Posto: ITAITINGA) : 59 mm
Maranguape (Posto: MARANGUAPE) : 42.2 mm
Maracanaú (Posto: MARACANAU) : 40 mm
Fortaleza (Posto: FUND.MA.NILVA(AGUA FRIA)) : 40 mm
Pacatuba (Posto: PACATUBA) : 37.2 mm
Maranguape (Posto: VICOSA 01) : 36.1 mm

Fonte: gcmais.com.br