O governador Elmano de Freitas (PT) participou de um encontro em Brasília, nesta sexta-feira (14), onde oficializou a realocação da usina de dessalinização para um novo local na Praia do Futuro, em Fortaleza. A mudança, segundo o chefe do executivo, descarta os riscos de afetar os cabos submarinos das empresas de telecomunicações, que poderia derrubar a internet no Brasil. O novo local ficará a 1 quilômetro do que estava previsto e as obras devem se iniciar até o começo de 2025.
“A reunião foi muito exitosa porque encontramos um acordo que concilia nós termos a construção da usina de dessalinização na Praia do Futuro ao mesmo tempo com o investimento e financiamento para continuar no Ceará das empresas que tem cabos de fibra ótica, inclusive construindo um parque tecnológico onde vamos ter uma parceria com as empresas de tecnologia”, afirmou.
“Nós propusemos uma alteração do local onde a usina estava, algo em torno de mil metros em frente aonde será o ponto de captação da água. Então continua na Praia do Futuro, mas isso tirou qualquer dúvida que poderia existir de algum impacto na fibra ótica e tenho a absoluta segurança que isso representa para o Ceará uma conciliação de interesses muito importantes”, frisou Elmano.
Com participação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o encontro foi proposto pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão vinculado à Presidência da República, com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes do Ministério das Comunicações, Ministério da Gestão e Inovação, Secretaria do Patrimônio da União, Ministério da Defesa, Marinha do Brasil e do Governo do Estado do Ceará, além de representantes das associações de empresas de telecomunicações Conexis e Telcomp.
Leia também | Camilo Santana defende fim da greve nas universidades e diz que Lula vai anunciar investimentos no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br