Só no ano de 2024, segundo dados da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), foram confirmadas 12 mortes por meningite no Ceará. Do total de 93 casos registrados da doença até o dia 8 de junho, cinco foram da doença meningocócica, cuja causa é relacionada às bactérias; e 88 por meningites ocasionadas por vírus, parasitas e fungos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Mais de 50% dos registros de mortes por meningite no Ceará foram nos municípios de Aquiraz, Eusébio e Itaitinga e Fortaleza. Os indicadores constam na Planilha de Notificação Semanal (PNS), plataforma da Sesa.
Leia também | Vídeo: ciclista reage a assalto, briga com os dois ladrões e criminosos correm
Na comparação com 2023, houve uma redução no número de casos. Ano passado, foram 124 casos confirmados no mesmo período, até junho. Já em número de mortes houve aumento. Ano passado foram sete óbitos, já em 2024 foram 12. Crianças de de 1 até 9 anos representam 41% dos óbitos neste ano, conforme os dados a Secretaria de Saúde.
O que é a meningite
Trata-se de uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal é é causada por diversos microrganismos, como vírus, bactérias, fungos e outros.
Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, mal-estar, vômito e náusea.
Outros sintomas podem surgir pela falta de tratamento: convulsões, coma e até óbito.
A doença é transmitida de pessoa para pessoa, através do contato. Para prevenir, o ideal é a vacina contra meningite.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br