A Justiça Eleitoral do Ceará iniciou a mobilização para a convocar os mesários voluntários para as eleições municipais de 2024. As responsabilidades atreladas a essa função incluem gerenciar o fluxo de eleitores na sessão eleitoral e realizar a conferência dos documentos de identificação no caderno de votação.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Justiça Eleitoral está ativamente convocando mesários e mesárias para participar do processo democrático. Os interessados podem se inscrever através do portal de mesários voluntários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará. A inscrição é simples, mas requer o cumprimento de alguns critérios específicos.
“Para se tornar mesário, o candidato deve ser eleitor, ter mais de 18 anos e não pode ser parente de um candidato até o segundo grau. Além disso, não pode ser membro da Justiça Eleitoral, candidato ou membro executivo de partido político, agente policial, ou parente de alguém já nomeado para a mesma sessão eleitoral. Candidatos que ocupam cargos de confiança no Executivo, seja federal, estadual ou municipal, também não pode atuar como mesários”, explica Eduardo Pontes, coordenador de Eleições do TRE-CE.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Além de contribuir para o sistema democrático, os mesários têm direito a dois dias de folga sem alteração do salário, vatagem de desempate em concurso público e entre outros benefícios. Aqueles interessados ainda têm a oportunidade de se inscrever até o dia da eleição, quando poderão ser convocados para atuar nas eleições de 2024.
Leia também | Pardal: Justiça Eleitoral disponibiliza app para denúncias de propaganda irregular
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br