O Governo do Ceará anunciou, nesta segunda-feira (26), o lançamento de um novo sistema de localização de motos roubadas, previsto para entrar em funcionamento a partir de setembro. A medida, que integra o programa Ceará Contra o Crime, tem como foco inicial motoristas por aplicativo e entregadores de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O governador Elmano de Freitas (PT) já havia antecipado a iniciativa em entrevista exclusiva ao programa Balanço Geral Manhã, da TV Cidade Fortaleza, na última terça-feira (20). Durante o anúncio no programa, ele reforçou que a tecnologia permitirá o rastreamento em tempo real das motocicletas, auxiliando a polícia na recuperação dos veículos. “Quando a moto for levada, a polícia saberá onde ela está a cada segundo e poderá devolvê-la ao cidadão”, explicou.
O sistema, que ainda depende da aprovação da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), funcionará através da instalação de dispositivos de rastreamento nas motos. Caso ocorra um roubo, o motociclista poderá acionar rapidamente as autoridades por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), facilitando a localização e recuperação do veículo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O serviço será gratuito, com uma possível taxa de manutenção, e a previsão é de que comece a ser oferecido na RMF devido à grande concentração de motociclistas na região. O objetivo do governo é expandir a tecnologia para todo o estado futuramente.
A quantidade de dispositivos a serem disponibilizados ainda não foi divulgada, mais informações serão apresentadas em breve. A iniciativa segue os moldes do projeto Meu Celular, que recuperou mais de 2.700 aparelhos roubados ou furtados no Ceará em apenas cinco meses.
Leia também | Tremores de terra são registrados em Sobral e Meruoca, no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br