Início » Blog » PL, partido de Bolsonaro, não elege nenhum prefeito no Ceará
Ceará

PL, partido de Bolsonaro, não elege nenhum prefeito no Ceará

pl,-partido-de-bolsonaro,-nao-elege-nenhum-prefeito-no-ceara
PL, partido de Bolsonaro, não elege nenhum prefeito no Ceará

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, não conseguiu eleger nenhum prefeito no estado do Ceará. A sigla concentrou forças principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com a candidatura de André Fernandes em Fortaleza, a de Dra. Silvana em Maracanaú e a de Coronel Aginaldo em Caucaia, mas sem sucesso.

Nas últimas eleições municipais, em 2020, o PL chegou a eleger 13 prefeitos. Na época, no entanto, Bolsonaro ainda não havia entrado no partido, de modo que seus principais apoiadores estavam em outras siglas. Quatro anos atrás, quem comandava o PL no Ceará era o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, e o grupo político comandado por ele.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Desde então, após a chegada dos bolsonaristas ao partido, o comando da sigla passou a ficar com o deputado estadual Carmelo Neto. Acilon, após um período, chegou a deixar o partido, levando consigo aliados.

Os melhores resultados do partido nas eleições majoritárias do Ceará, em 2024, foram em Pacajus e Aratuba, onde elegeu vice-prefeitos. Chico Abel foi reeleito vice-prefeito de Aratuba, enquanto Dona Graça do Conselho foi eleita vice-prefeita de Pacajus.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

No ranking estadual, quem mais fez prefeituras no Ceará foi o PSB do senador Cid Gomes, com 65 eleitos. Em seguida, aparece o PT, com 47 prefeituras. Também há destaque para o PSD (16 prefeituras), Republicanos (14 prefeituras) e PP (13 prefeituras).

Leia também | Eleições municipais: resultado de 2024 é o mais apertado em Fortaleza desde eleição de Ciro Gomes em 1988

Fonte: gcmais.com.br