O Abrigo Anjo de Quatro Patas, localizado no bairro Metrópole, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi mais uma vez afetado pelas fortes chuvas que atingiram a região no último domingo, 6 de abril. O abrigo, que cuida de cerca de 400 animais, incluindo cães, gatos e até um bode, sofreu um alagamento, que resultou na morte de quatro cães e três gatos, além de causar sérios danos à estrutura do local.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Este não é um evento isolado; as enchentes já são um problema recorrente no inverno, mas desta vez, a força da água foi muito mais intensa. De acordo com os responsáveis pelo abrigo, o nível da água subiu rapidamente e chegou até o meio da parede, invadindo tanto o espaço do abrigo quanto toda a área ao redor. Muitos animais, que em sua maioria são deficientes, conseguiram escapar para locais mais altos, como cadeiras e bancadas, mas nem todos conseguiram se salvar.
Em entrevista ao Portal GCMais, Márcio Sousa, representante da Sociedade Protetora Ambiental do Ceará (SPA-CE), explicou que o abrigo é especializado no acolhimento de animais com necessidades especiais, como cães paraplégicos, cegos e com outras deficiências. “Esses animais são totalmente doentes e o abrigo só acolhe esses animais, não acolhe animais saudáveis. É um local que tem um trabalho muito importante para esses bichos”, afirmou Sousa.
Os vídeos gravados pelos responsáveis mostram o drama vivido pelos animais, que estavam submersos pela água ou refugiados em móveis do local, com a água invadindo rapidamente as dependências do abrigo. A situação foi de extrema urgência, e a mobilização de todos foi crucial para salvar os animais e minimizar os danos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Isa Lima, presidente do Abrigo Anjo de Quatro Patas, relatou o sofrimento causado pela enchente. “A enchente de ontem foi maior, perdi geladeira, freezer onde eu colocava o alimento deles. No momento está controlado, né? Porque as águas baixaram e pedi a Deus mesmo para não chover hoje. Ainda assim, conseguimos limpar só uma parte do abrigo, mas ainda falta muito”, comentou Isa.
A líder do abrigo fez questão de enfatizar a importância da ajuda e do apoio da comunidade para a recuperação do local, que, além de ser um abrigo, é também sua casa. “Hoje, eu luto junto à Prefeitura de Caucaia para conseguir um terreno seguro. Eu fiz da minha casa um abrigo e agora preciso de um terreno doado pela prefeitura para colocar esses animais com segurança”, completou.
Como ajudar o abrigo de animais
Para reconstruir o local e garantir o bem-estar dos animais, uma campanha foi aberta para arrecadar fundos. Os responsáveis pelo abrigo pedem a colaboração de todos que puderem ajudar, com doações em qualquer valor. Quem deseja contribuir pode fazer a doação através da chave Pix do CNPJ: 41800276000131.
Leia também | Habitafor mudará de endereço a partir do dia 22 de abril; confira o novo local
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br