O que era para ser apenas um momento de descontração entre dois primos quase terminou em tragédia na noite desta quinta-feira (7), em Fortaleza. O adolescente Igor Vasconcelos, de 13 anos, se engasgou enquanto ria de uma piada feita por seu primo Silas, de 14 anos. No momento, ele tomava uma mistura de leite com achocolatado e flocos crocantes, que acabou obstruindo suas vias respiratórias.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A cena de desespero foi registrada por uma câmera de segurança localizada na cozinha do apartamento, no bairro Guararapes. Nas imagens, Igor aparece tossindo intensamente e com dificuldades para respirar. A tia dos jovens, Joana, que lavava a louça no momento do acidente, tentou ajudar com algumas batidas nas costas do sobrinho e o incentivou a levantar os braços. Diante da gravidade da situação, pediu que o filho buscasse ajuda com um vizinho médico.
Enquanto a tia saiu do apartamento em busca de socorro, Silas permaneceu com Igor na cozinha. Diante da piora do primo e sem nenhum adulto por perto, o adolescente tomou a iniciativa de aplicar a manobra de Heimlich — uma técnica que havia aprendido com seu irmão mais velho, Eduardo. Após a aplicação da manobra, Igor conseguiu expelir parte do líquido e retomou a respiração.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O susto foi grande, mas o desfecho feliz. Ainda na mesma noite, a família levou Igor a um hospital particular, onde ele foi medicado por conta das dores na garganta e no peito. Apesar do incidente, o adolescente não teve nenhuma sequela e passa bem. A família havia chegado à capital no mesmo dia, vinda da cidade de Tianguá, no interior do Ceará, para participar de um evento sobre educação.
O que é a manobra de Heimlich?
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas superiores quando alguém está engasgado com um alimento ou objeto. Ela consiste em abraçar a pessoa por trás, posicionar as mãos na altura do abdômen, logo acima do umbigo, e realizar compressões rápidas e firmes para cima, com o objetivo de expulsar o corpo estranho. É uma manobra simples, mas que pode salvar vidas — como aconteceu no caso de Igor.
Leia também | Cearense de 117 anos pode entrar para o Guinness como idosa mais velha
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br