Uma situação que poderia ter terminado em tragédia foi evitada graças à iniciativa e curiosidade de um adolescente de 14 anos. Na última quinta-feira (7), Silas Cabreira salvou a vida do primo Igor Vasconcelos, de 13 anos, que se engasgou enquanto lanchava, em um apartamento no bairro Guararapes, em Fortaleza. Silas aplicou corretamente a manobra de Heimlich, técnica de desobstrução das vias aéreas, após perceber que o primo não estava brincando.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Eu estava na sala, lanchando com o meu primo Igor, quando eu estava contando uma história, aí eu falei para ele engolir, porque senão ele ia se engasgar. Mas quando ele tentou engolir, ele se engasgou. Eu pensava que era brincadeira, então eu fui ajudar”, contou Silas. O lanche era uma mistura de leite com achocolatado e flocos crocantes, o que dificultou ainda mais a respiração de Igor.
Na hora do desespero, a tia dos meninos, Joana, tentou bater nas costas de Igor e pediu para Silas chamar o vizinho médico. Mas o adolescente agiu rápido. “Quando eu vi que era certo, que o meu amigo estava gritando, aí eu fui ajudar. Minha mãe pediu pra… eu pedi ajuda pros vizinhos. Aí quando eu saí, eu pensava que quando eu voltasse, ele já ia estar deitado. Aí eu voltei rápido, aí quando apliquei a manobra”, relembrou o estudante.
Silas aprendeu a técnica por iniciativa própria, conversando com o irmão. “Com meu irmão Edu, onde a gente estava conversando. A gente estava falando sobre engasgo, quando ele me ensinou a fazer”, disse. O conhecimento fez toda a diferença: após aplicar a manobra, Igor conseguiu expelir parte do líquido e voltou a respirar melhor.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Igor, emocionado, agradeceu o gesto do primo: “Muito obrigada por ter salvado minha vida”, disse o adolescente, que mora em Tianguá, no interior do Ceará. Ele estava em Fortaleza para um evento educacional com a família. Após o susto, Igor foi levado a um hospital particular, onde recebeu medicação para dores na garganta e no peito, mas não ficou com sequelas. A história dos primos reforça a importância de aprender noções básicas de primeiros socorros — e de como pequenos gestos podem salvar vidas.
O que é a manobra de Heimlich?
A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada para desobstruir as vias aéreas superiores quando alguém está engasgado com um alimento ou objeto. Ela consiste em abraçar a pessoa por trás, posicionar as mãos na altura do abdômen, logo acima do umbigo, e realizar compressões rápidas e firmes para cima, com o objetivo de expulsar o corpo estranho. É uma manobra simples, mas que pode salvar vidas — como aconteceu no caso de Igor.
Leia também | Adolescente aplica manobra de Heimlich e salva primo de engasgo em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br