Início » Blog » Alece celebra 190 anos com exposição sobre trajetória do Legislativo cearense
Ceará

Alece celebra 190 anos com exposição sobre trajetória do Legislativo cearense

alece-celebra-190-anos-com-exposicao-sobre-trajetoria-do-legislativo-cearense
Alece celebra 190 anos com exposição sobre trajetória do Legislativo cearense

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) abre, nesta terça-feira (17), a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”. A mostra será realizada por meio do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) e busca retratar a trajetória do Parlamento estadual sob diferentes perspectivas históricas, sociais e institucionais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A exposição apresenta a atuação da Alece desde sua fundação, em 1835, abordando temas e períodos marcantes dos 190 anos do Legislativo do Ceará, como a Abolição da Escravatura no Ceará, a Ditadura Civil-Militar, e pautas contemporâneas relacionadas ao meio ambiente e aos direitos da infância e da adolescência. A proposta é demonstrar como o Legislativo cearense tem funcionado como canal de escuta e ação diante das demandas da população.

Com um olhar voltado à valorização da democracia e da representatividade, a mostra também evidencia o papel de deputados e servidores no fortalecimento de um Parlamento aberto e acessível à sociedade.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O acervo da exposição reúne peças do Museu do Ceará, do Instituto do Ceará, do próprio Malce e reproduções de obras raras da Biblioteca Pública Estadual. A montagem contou com a colaboração da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e inclui recursos de acessibilidade como peças táteis e textos em braille.

A exposição é aberta ao público e visa promover a reflexão sobre a história e o papel da Alece como espaço de debate e construção coletiva de soluções para os desafios do Ceará.

Leia também | Condenado a 150 anos por assassinatos e estupros no Ceará pode ir para regime semiaberto

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br