Início » Blog » AMC inicia instalação de semáforos inteligentes em bairro de Fortaleza; entenda o que muda
Fortaleza

AMC inicia instalação de semáforos inteligentes em bairro de Fortaleza; entenda o que muda

amc-inicia-instalacao-de-semaforos-inteligentes-em-bairro-de-fortaleza;-entenda-o-que-muda
AMC inicia instalação de semáforos inteligentes em bairro de Fortaleza; entenda o que muda

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) começa nesta sexta-feira (17) a instalação de semáforos inteligentes em vias do bairro Parangaba, em Fortaleza. O primeiro trecho contemplado é o da Avenida Carlos Amora, próximo à Rua Dom Pedro II.

Conforme divulgado, com a tecnologia usada nesses equipamentos, os semáforos vão operar conforme a demanda, disciplinando a circulação de veículos e facilitando deslocamentos a pé. Um dos objetivos da medida é auxiliar o acesso de pedestres à Estação Parangaba, que integra o sistema de VLT e metrô.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Durante as vistorias e estudos realizados pela AMC na região, foi verificado o alto volume de pedestres, devido à proximidade com o terminal de ônibus da Parangaba, shopping center, hipermercados, clínicas de saúde e outros empreendimentos no entorno. Nos próximos dias, outros quatro equipamentos existentes na região também passam a funcionar com tecnologia inteligente.

Com esta implantação, ainda segundo a Autarquia, Fortaleza passará a contar com 1.093 semáforos.

Mudança de semáforos

Outra medida prevista pela AMC, na região, é a transformação de semáforos convencionais em inteligentes em quatro cruzamentos da Parangaba: Rua Cônego de Castro com Av. Carlos Amora, Rua Pedro Segundo com Rua Eduardo Perdigão, Av. General Osório de Paiva com Rua Eduardo Perdigão e Av. General Osório de Paiva com a Rua Gomes Brasil.

A medida considera critérios que vão desde a segurança viária até a dinâmica do trânsito local. Nesses trechos, os equipamentos passarão a ser monitorados em tempo real.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“A mudança de tecnologia vai permitir a nossa comunicação direta com os equipamentos, possibilitando ajustes imediatos nos tempos semafóricos de acordo com o fluxo e demanda veicular. Outro benefício é a detecção de falhas de forma imediata que vai agilizar os serviços de manutenção”, destaca Lélio do Vale, coordenador da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito da AMC.

Com a readequação tecnológica dos equipamentos da Parangaba, com previsão de implementação até segunda-feira (20), Fortaleza passará a contar com 603 semáforos inteligentes, o que corresponde a 55% de toda a rede.

Como funciona a tecnologia de semáforos inteligentes?

Semáforos inteligentes funcionam por meio de sensores e câmeras instalados nos cruzamentos, que monitoram em tempo real a quantidade de veículos nas vias. Esses dispositivos capturam imagens e dados, que são processados automaticamente por um sistema central com algoritmos que ajustam o tempo do sinal verde e vermelho conforme a demanda de tráfego. Por exemplo, uma via mais congestionada terá o semáforo aberto por mais tempo para desafogar o trânsito, enquanto uma via com menos carros terá o tempo reduzido.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Essa tecnologia substitui os sensores tradicionais no asfalto por “laços virtuais” e utiliza inteligência artificial para antecipar a formação de filas e sincronizar os semáforos da região. O controle é feito em tempo real por centrais de monitoramento, que acompanham e ajustam o sistema para garantir melhor fluidez do tráfego. Além de melhorar a mobilidade, os semáforos inteligentes também aumentam a segurança viária, preservando tempos fixos para travessias de pedestres.

Entre os benefícios estão a redução de congestionamentos, diminuição das emissões de poluentes pela menor retenção de veículos, e melhora na eficiência do transporte público. Além de Fortaleza, esse tipo de tecnologia também é aplicado em outras cidades brasileiras, a exemplo de São Paulo, com o objetivo de adaptar o trânsito ao fluxo real dos veículos.​

Leia também | Enel garante que clientes só receberão uma fatura a partir de novembro

Fonte: gcmais.com.br