Início » Blog » Animais silvestres: Polícia Militar resgata jiboia, garça e veado-catingueiro no Ceará
Ceará

Animais silvestres: Polícia Militar resgata jiboia, garça e veado-catingueiro no Ceará

animais-silvestres:-policia-militar-resgata-jiboia,-garca-e-veado-catingueiro-no-ceara
Animais silvestres: Polícia Militar resgata jiboia, garça e veado-catingueiro no Ceará

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) fez uma série de resgates de animais silvestres, no Ceará, ao longo desta semana, incluindo uma jiboia, uma garça e um veado-catingueiro. As ações aconteceram na capital cearense e também no interior do estado.

Veado-catingueiro

No município do Crato, região do Cariri, uma composição do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), da PMCE, resgatou, na manhã desta quarta-feira (3), um filhote de veado-catingueiro que apresentava ferimentos na região dos olhos e do pescoço. O resgate ocorreu no Sítio Varzinha, após acionamento dos policiais ambientais.

Ao serem informados de que o animal havia sido encontrado próximo a um açude, nas proximidades da residência da solicitante, os policiais militares foram até o local indicado. Durante o atendimento, a equipe constatou que o filhote apresentava lesões compatíveis com mordeduras, possivelmente causadas por cachorro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O filhote foi encaminhado à ONG Biodiverse, unidade especializada no tratamento de fauna silvestre, onde recebeu atendimento veterinário e permanecerá sob cuidados até a total recuperação, para posterior devolução ao seu habitat natural.

O filhote de veado-catingueiro (espécie Mazama gouazoubira) foi apreendido e encaminhado para a ONG BiodiverSe, onde passará por período de triagem, cuidados veterinários e readaptação, até ser devolvido ao seu habitat. O veado-catingueiro é uma espécie considerada ameaçada de extinção, devido à caça ilegal e à destruição de seu ambiente, causada pelo desmatamento.

Garça

Já em Fortaleza, uma equipe do Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente foi acionada após uma garça entrar em uma residência no bairro Passaré. O animal foi resgatado rapidamente e encaminhado ao Instituto Pró-Silvestre, ONG parceira da PMCE, onde passará por avaliação e cuidados antes de ser reintroduzido em seu habitat natural.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O termo garça se refere a um grupo de aves da família Ardeidae, ordem Pelecaniformes (ou Ciconiiformes em classificações antigas), caracterizadas por pescoço longo em forma de S, bico pontiagudo e afiado, pernas longas adaptadas para habitats aquáticos como rios, lagos, mangues e estuários.​ Essas aves são diurnas, com hábitos solitários ou em bandos durante a reprodução, e caçam de forma paciente, imóveis em águas rasas, empalando presas como peixes, anfíbios, insetos, crustáceos e pequenos répteis com o bico. Em voo, exibem batidas lentas de asas.

Jiboia

Mais cedo, pela manhã, os policiais foram chamados para resgatar uma jiboia que havia entrado em uma residência no bairro Bom Jardim. A equipe realizou o manejo seguro da serpente e constatou que ela estava em boas condições de saúde. Por isso, o animal foi devolvido a um local adequado em seu habitat natural, distante de áreas habitadas.

Jiboia, ou jiboia-constritora (Boa constrictor), é uma serpente não venenosa da família Boidae, encontrada na América do Sul, incluindo o Brasil (exceto pampas e araucárias), com hábitos noturnos, terrestres e semiarborícolas em matas primárias e secundárias.​

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais

  • Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.
  • Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA da Polícia Militar do Ceará, ao avistar animais silvestres em situação de risco ou que possam representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.
  • Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.
  • Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.
  • Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.

Leia também | Homem é preso por compartilhar centenas de arquivos de pornografia infantil em Fortaleza

Fonte: gcmais.com.br