O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda nesta quarta-feira (3) no estado do Ceará, com transmissão ao vivo disponível pela internet. Pela manhã, ele participa da entrega das Carteiras Nacionais Docente do Brasil (CNDB) e de equipamentos do Programa Mais Professores, em Fortaleza, devendo seguir depois ao município de Horizonte, para a inauguração do Polo Automotivo do Ceará.
Entre os recursos da área da educação entregues na manhã desta quarta, estão o Vale-Computador, a Bolsa Mais Professores e acesso ampliado a atividades culturais e de lazer, voltadas aos professores. A Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) é um documento oficial de identificação criado pelo Ministério da Educação (MEC) para reconhecer e valorizar professores de todos os níveis e etapas da educação, em redes públicas e privadas. Ela tem validade de dez anos em todo o território nacional, com fé pública equivalente a outros documentos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No período da tarde, o presidente se deslocará para Horizonte, onde participará da inauguração do Polo Automotivo do Ceará, um modelo inédito no país por reunir diferentes marcas em um mesmo espaço. O investimento inicial do empreendimento, que será gerido pela Comexport e pela Planta Automotiva do Ceará (PACE), foi de cerca de R$ 400 milhões, reforçando a importância do setor industrial para a economia local.
De acordo com o deputado federal cearense José Guimarães (PT), líder do governo Lula na Câmara Federal, a visita também deve incluir a previsão de anúncio de investimentos para o Datacenter do Ceará, além da assinatura do convênio da terceira fase das obras do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Inicialmente, havia previsão de que Lula cumprisse agenda em Redenção, no campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). No entanto, a passagem pelo município foi alterada, mantendo a agenda oficial apenas em Fortaleza e Horizonte.
Programa Mais Professores
O Programa Mais Professores para o Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) lançada em janeiro de 2025 para valorizar, qualificar e incentivar a carreira docente na educação básica pública, beneficiando 2,3 milhões de professores e impactando 47,3 milhões de estudantes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Polo Automotivo do Ceará
O Polo Automotivo do Ceará (PACE) é a primeira planta automotiva multimarcas do Brasil, localizada em Horizonte (CE), gerenciada pela Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e ancorada pela Comexport, com foco inicial na montagem de veículos elétricos. Anunciado em agosto de 2024 na antiga fábrica da Troller, o polo iniciou operações em setembro de 2025 com a General Motors (GM) como primeira montadora, produzindo o Chevrolet Spark EUV – um SUV 100% elétrico com peças importadas inicialmente montadas localmente. Outras marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD e Stellantis estão em negociação para produção futura.
Com investimento inicial de R$ 400 milhões, o projeto prevê gerar até 9 mil empregos diretos e indiretos, estimular cadeia de fornecedores regionais de peças, baterias e softwares, além de atrair centros de pesquisa e startups em mobilidade inteligente. A inauguração oficial ocorre nesta quarta-feira (3) com a presença do presidente Lula.
Leia também | Governo atualiza valor do salário mínimo para 2026; confira
Presença de Lula no Ceará terá transmissão ao vivo; confira a live
Fonte: gcmais.com.br











