Moradores do município de Reriutaba, no interior do Ceará, denunciaram apagões entre a noite desta quinta-feira (5) e a manhã desta sexta-feira (6). Ao menos duas interrupções de energia foram registradas no período.
Conforme relatam pessoas da região, o primeiro apagão ocorreu por volta das 18h desta quinta, durando até cerca de 21h30. Em seguida, outra interrupção na energia elétrica aconteceu já durante a madrugada desta sexta, por volta das 4h.
O GCMAIS entrou em contato com a Enel Distribuição Ceará, que adiantou que as duas interrupções ocorreram por raios na rede elétrica. Os raios atingiram um alimentador que atende a cidade de Reriutaba, danificando severamente os equipamentos da rede elétrica e causando falta de energia, segundo a Companhia.
“A empresa esclarece que, de imediato, após reparos na rede elétrica, realizou manobras de transferências de carga, e o fornecimento foi completamente normalizado. A distribuidora informa ainda que reforçou o efetivo em campo e enviou equipes especializadas, que seguem trabalhando para realizar os demais reparos na rede elétrica. Vale pontuar que, somente nos dias 4 e 5 de fevereiro, mais de 2.056 raios foram registrados na macrorregião de Sobral, onde está localizada a cidade de Reriutaba. Em todo o estado, foram identificadas mais de 26 mil descargas atmosféricas nesse mesmo período”, pontua ainda.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Clima
Segundo o monitoramento diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme), foram registrados 67 milímetros de chuva entre quinta (5) e sexta-feira (6) no município de Reriutaba. No mesmo período, houve registro de chuva em mais de 100 municípios do estado, pelo segundo dia consecutivo, ainda conforme o monitoramento da Fundação.
A quadra chuvosa no Ceará teve início nesta semana e traz a previsão de chuvas em todas as macro-regiões do estado, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios. O cenário é resultado da intensificação das condições de instabilidade atmosférica, o que exige cuidados redobrados por parte da população, mesmo com a baixa probabilidade de uma pessoa ser atingida por uma descarga elétrica.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A meteorologia indica que, até esta sexta-feira (6), há previsão de chuvas em todas as macro-regiões cearenses. As áreas com maior volume de precipitação devem ser a Serra da Ibiapaba, o oeste do Sertão Central e dos Inhamuns e o Cariri. Nessas regiões, as chuvas mais intensas devem ocorrer principalmente entre a tarde, noite e madrugada. Já nas áreas litorâneas do Ceará, também há previsão de precipitações, com maior intensidade esperada entre a madrugada, manhã e início da tarde desta quinta-feira.
De acordo com a Funceme, as condições meteorológicas que atuam sobre o estado favorecem a formação de instabilidades atmosféricas, o que pode resultar em chuvas acompanhadas de descargas elétricas em algumas áreas. Esse cenário ocorre devido à possibilidade de formação de nuvens cumulonimbus, conhecidas por estarem associadas a tempestades. Quando essas nuvens se desenvolvem, aumentam as chances de ocorrência de raios, especialmente em períodos de maior instabilidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Raios em 2026
Foram registradas mais de 36 mil raios no estado do Ceará no ano de 2026, até o momento, conforme levantamento da Enel Distribuição Ceará. As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta.
As cidades mais atingidas até agora foram Santa Quitéria (1.580), Araripe (1.520), Solonópole (1.211), Canindé (1.015) e Parambu (1.001). Entre os dias 4 e 5 de fevereiro, cerca de 15 mil registros foram contabilizados, tendo afetado principalmente as macrorregiões do Cariri (4.576), Sertão do Crateús (1.558) e Litoral Leste (1.464).
Em 2025, foram registradas mais 167 mil descargas atmosféricas. Santa Quitéria (7.543), Granja (7.410), Morada Nova (4.020), Sobral (3.208) e Crato (3.177) foram as cidades mais afetadas. Já o Cariri (29.779), Sertão de Crateús (24.201) e Centro-Sul (20.294) foram as macrorregiões com maior número de registros em 2025.
Leia também | Incêndio é registrado em depósito de bicicletas e patinetes na Praia de Iracema, em Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br











