Início » Blog » Após atritos e desavenças, Ciro Gomes elogia André Fernandes em filiação ao PSDB: “Jovem talento”
Ceará

Após atritos e desavenças, Ciro Gomes elogia André Fernandes em filiação ao PSDB: “Jovem talento”

apos-atritos-e-desavencas,-ciro-gomes-elogia-andre-fernandes-em-filiacao-ao-psdb:-“jovem-talento”
Após atritos e desavenças, Ciro Gomes elogia André Fernandes em filiação ao PSDB: “Jovem talento”

Durante o evento de filiação ao PSDB nesta quarta-feira (22), em Fortaleza, o ex-governador Ciro Gomes defendeu a união de forças políticas com quem já teve alianças e desavenças. Ele ressaltou a necessidade de maturidade no diálogo entre diferentes correntes da oposição, como o deputado federal bolsonarista André Fernandes (PL).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Quero dizer muito obrigado de estarem aqui partidos com quem alimento afinidades e algumas desavenças. E vamos amadurecer fraternalmente. Estou falando de ti, André Fernandes, esse jovem talento”, afirmou.

Em tom de crítica ao cenário político nacional, Ciro reforçou que divergências não devem impedir a construção de um projeto comum. “Não devemos ter medo de afirmar que temos diferenças quanto ao olhar sobre a vida nacional, em um ambiente passionalizado, calorosamente, por uma polarização assentada no ódio, na paixão despolitizada. Mais violentas ainda ficam as contradições se não tivermos a generosidade de compreender o que, nos sendo comum, nos obriga a trabalharmos juntos”, disse.

O ato reuniu as principais lideranças da oposição no Ceará, incluindo antigos adversários de Ciro, como o deputado federal André Fernandes (PL) e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), além de Tasso Jereissati, Roberto Cláudio, José Sarto, Heitor Férrer, Carmelo Neto e Emilia Pessoa.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

André Fernandes elogiado por Ciro Gomes

Durante o evento, o deputado federal André Fernandes destacou a necessidade de união das forças oposicionistas para as eleições de 2026. “Espero que a oposição esteja unida em 2026”, afirmou ao chegar à solenidade.

O parlamentar, que chegou ao segundo turno na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2024, disse que o diálogo será essencial para a construção de alianças. “Vamos lutar para isso com diálogo e com respeito. Naturalmente, temos divergências em alguns pontos, mas, com certeza, dentro de uma sala, a gente vai conversar sobre essas divergências. Estamos convergindo mais do que divergindo”, disse.

Ciro e André: histórico de atritos

A relação entre Ciro Gomes e o deputado federal André Fernandes (PL) já foi marcada por embates públicos. Em 2019, quando André ainda era deputado estadual, chegou a se referir à família de Ciro como uma “facção” em meio a uma disputa política que refletia tensões nacionais e municipais. Na época, o deputado, aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou decisões envolvendo o Ministério da Educação (MEC) e o contingenciamento de verbas para instituições federais, repercutindo também nas eleições municipais de 2020.

Em publicações nas redes sociais, André Fernandes chegou a criticar Ciro de forma direta, usando a frase: “Com a palavra o rei da hipocrisia, Ciro Sardinha Gomes.” Em outras postagens, chegou a afirmar que “o Ceará é dominado por uma facção criminosa chamada Ferreira Gomes” e que “Ciro Gomes vende ao Brasil uma imagem falsa do Ceará, porém quem mora aqui sabe de toda a verdade! Um absurdo!”.

Mais recentemente, em julho deste ano, André declarou que o PL não apoiará Ciro Gomes na disputa pelo Governo do Ceará em 2026 e que o partido terá candidatura própria ao executivo estadual. Apesar disso, uma aproximação do PL com lideranças ligadas a Ciro começou a ocorrer desde o início de 2025, sinalizando um movimento de diálogo político.

O histórico de críticas não é unilateral. Ciro Gomes também já se manifestou duramente contra André Fernandes, especialmente em função da aliança do deputado com o ex-presidente Jair Bolsonaro, mantendo um histórico de confrontos e divergências políticas ao longo dos anos.

Leia também | Ciro Gomes diz que não vai se candidatar à Presidência de novo, após 4 derrotas

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br