Início » Blog » Após interferência de facção, Santa Quitéria realiza novas eleições neste domingo (26)
Ceará

Após interferência de facção, Santa Quitéria realiza novas eleições neste domingo (26)

apos-interferencia-de-faccao,-santa-quiteria-realiza-novas-eleicoes-neste-domingo-(26)
Após interferência de facção, Santa Quitéria realiza novas eleições neste domingo (26)

Em Santa Quitéria, maior município em território do Ceará, os eleitores retornam às urnas neste domingo (26) para escolher um novo prefeito, em uma eleição suplementar. A Justiça Eleitoral decidiu anular o resultado das últimas eleições municipais devido ao envolvimento da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que influenciou a disputa de forma ilegal.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O então prefeito reeleito, José Braga Barroso, conhecido como Braguinha (PSB), e seu vice, Gardel Padeiro (PSB), tiveram seus mandatos cassados por abuso de poder político e econômico e por terem recebido apoio indevido do Comando Vermelho. Braguinha estava preso desde a véspera da posse, em 1º de janeiro de 2025, sob suspeita de ligação com o grupo criminoso, e não chegou a assumir seu segundo mandato. Com a cassação, o município realizará uma nova eleição para definir a liderança local.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

As investigações conduzidas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil revelaram que as ordens para a interferência no pleito partiram de Anastácio Paiva Pereira, o “Doze”, natural de Santa Quitéria, atualmente foragido no Rio de Janeiro e apontado como um dos principais chefes do Comando Vermelho no Ceará. Sob suas ordens, a facção ameaçou adversários políticos, ofereceu drogas como moeda de troca por votos e intimidou eleitores, chegando a ameaçar funcionários da Justiça Eleitoral local.

Durante a campanha de 2024, o grupo criminoso espalhou mensagens de intimidação em redes sociais e pichações, fez ameaças diretas a apoiadores da oposição, além de quebrar veículos com adesivos de campanha. A estratégia criminosa incluiu o incentivo direto ao candidato Braguinha, embora sem registros de acordos formais entre ele e a facção. A operação criminosa gerou um ambiente de medo e pânico na população e exigiu reforço excepcional de segurança, com a presença da Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército, Polícia Militar e outras forças de segurança.

Santa Quitéria, apesar de não ser uma das cidades mais violentas do Estado, sofreu o impacto dessa intervenção política-criminosa motivada pelo controle territorial do Comando Vermelho na região norte do Ceará. O município possui as maiores reservas de urânio descobertas no Brasil, o que pode representar interesse estratégico para o grupo criminoso.

Leia também| Um mês após ataque em escola de Sobral, segundo suspeito de atirar em adolescentes segue foragido

Após a cassação de Braguinha e Gardel, a presidência da prefeitura está sendo exercida interinamente por Joel Barroso (PSB), filho do ex-prefeito. Ele será um dos candidatos na eleição deste domingo, concorrendo com a ex-deputada estadual Cândida Figueiredo (União Brasil) e Lígia Protásio (PT), ex-vice-prefeita de Braguinha no primeiro mandato. A eleição ocorrerá sob forte aparato de segurança.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) tem atuado na decisão pela cassação e na implementação das novas eleições.

Mesmo com os registros e a decisão do TRE-CE, não há provas de que o candidato Braguinha teve envolvimento direto ou indireto com o grupo criminoso. O resultado do pleito de 2020, em que Braguinha foi eleito prefeito pela primeira vez, foi mantido pela Justiça eleitoral.

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br