A arte como ponte entre sensibilidade e solidariedade é a proposta do projeto Arte Solidária, que será lançado no dia 5 de fevereiro, às 18h, no edifício Solar da Praça Portugal, na Rua Visconde de Mauá, 777, no Meireles. O evento contará com a exposição de obras do artista cearense José Guedes, reunindo público, colecionadores e admiradores da arte que acredita no poder da cultura como agente de transformação social.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Com mais de 50 anos de carreira, José Guedes Martins Neto é um dos nomes mais relevantes das artes visuais cearenses. Nascido em Fortaleza, em 10 de abril de 1958, iniciou sua trajetória artística ainda na adolescência, ao conquistar prêmio em desenho e pintura no Salão dos Novos de 1973, aos 15 anos. Além da produção artística reconhecida nacional e internacionalmente, Guedes também se destacou como gestor cultural, tendo dirigido a Casa de Cultura Raimundo Cela e o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar, contribuindo decisivamente para o fortalecimento das artes no Ceará.
As obras de José Guedes integram acervos de importantes instituições no Brasil e no exterior, como o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte da UFC, o Museum of Latin American Art, na Califórnia, e o IVAM, em Valência. No projeto Arte Solidária, parte dessa produção ganha um novo significado: 30% do valor das obras selecionadas será destinado à Obra Lumen, unindo expressão artística e compromisso social.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fundada em 1989, a Obra Lumen de Evangelização nasceu do desejo de “sair de si mesmo e ir ao encontro do outro, especialmente daqueles que mais sofrem”. Hoje, a instituição está presente em 12 dioceses no Brasil e também em Bafatá, na Guiné-Bissau, mantendo 37 casas de acolhimento e centros sociais que atendem famílias inteiras em situação de rua. O trabalho envolve ações evangelizadoras, educativas, esportivas e culturais, sempre com foco no cuidado integral da pessoa humana.
Segundo a missão da Obra Lumen, o compromisso é acolher, amar e cuidar, plantando sementes de esperança nas comunidades e nas casas de acolhimento, em sintonia com a Igreja e as realidades locais. O projeto Arte Solidária, ao unir arte e evangelização, reforça essa caminhada de fé e serviço, mostrando que a arte também pode ser instrumento de encontro, cuidado e transformação de vidas.
Leia também | Conexões: Edwin Costa fala sobre a atuação social da Obra Lumen de Evangelização
Fonte: gcmais.com.br











