Início » Blog » Assembleia inicia atividades de 2026 do Ceará de Valores em quatro cidades; confira a programação
Ceará

Assembleia inicia atividades de 2026 do Ceará de Valores em quatro cidades; confira a programação

assembleia-inicia-atividades-de-2026-do-ceara-de-valores-em-quatro-cidades;-confira-a-programacao
Assembleia inicia atividades de 2026 do Ceará de Valores em quatro cidades; confira a programação

As atividades do programa Ceará de Valores, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), são retomadas neste sábado (10), em quatro cidades no interior do estado, iniciando a programação de 2026. As formações acontecem a partir das 8h nos municípios de Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Tauá.

A ação segue em execução neste ano, tendo, até o momento, passado por todas as 16 cidades-polo que contemplam as macrorregiões do estado. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

De acordo com o secretário-executivo do Centro de Estudos e Atividades Estratégicas (CEAE), Paulo Roberto Nunes, além da formação on-line, com 16 horas distribuídas em três trilhas formativas, o programa oferece o Sábado de Valores, com dinâmicas, rodas de conversa e atividades práticas. A intenção, conforme a Alece, é assegurar um processo educativo “mais participativo e conectado à realidade da juventude cearense”.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para as quatro cidades-polo contempladas, este será o primeiro Sábado de Valores com conteúdo presencial, das 8h às 14h. O conteúdo apresentado refere-se à Trilha 01, que aborda temas relacionados ao mundo do trabalho. Os municípios correspondem às macrorregiões Centro-Sul (Iguatu), Cariri (Juazeiro do Norte), Sertão dos Inhamuns (Tauá) e Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte).

Em todo o estado, 16 cidades-polo são contempladas, reunindo mais de 16 mil jovens: Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Aracoiaba, Sobral, Quixeramobim, Canindé, Santa Quitéria, Fortim, São Benedito, Granja, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Tauá, Limoeiro do Norte e Iguatu.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do programa.

Programa Ceará de Valores

O Programa Ceará de Valores é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), lançada em setembro de 2025, em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). Voltado para jovens de 14 a 29 anos, o programa busca promover cidadania, identidade cultural e habilidades para o século 21, com meta de alcançar 16 mil participantes nas 14 regiões de planejamento do estado, combatendo vulnerabilidades como criminalidade e pobreza.

Oferece três trilhas formativas: liderança e inteligência emocional; cidadania e participação social; empreendedorismo e inovação. Inclui 16 horas online e “Sábados de Valores” presenciais em 16 cidades-polo, com dinâmicas, rodas de conversa e feira de projetos premiados (até R$ 15 mil).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

SERVIÇO
Sábado de Valores em Iguatu, Juazeiro do Norte, Tauá e Limoeiro do Norte
Data: 10/01 (sábado)
Horário: 8h

Iguatu (Macrorregião Centro-Sul)
Local: Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira
Avenida Dário Rabelo, 977, Sete de Setembro

Juazeiro do Norte (Macrorregião Cariri)
Local: EEMTI Amália Xavier
Rua Rui Barbosa, 468, Santa Tereza

Limoeiro do Norte (Macrorregião Vale do Jaguaribe)
Local: Auditório da Fafidam – Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos
Avenida Dom Aureliano Matos, 2.058, Centro

Tauá (Macrorregião Sertão dos Inhamuns)
Local: Instituto Federal de Educação (IFCE) – Campus Tauá
Av. Antônio Teixeira Benevides, 1, Colibris

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Programa para engajamento estudantil

No último ano, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou o projeto de lei que cria o Programa “Liderança, Engajamento e Voz Estudantil – LEVE”, que prevê iniciativas de formação de lideranças estudantis e também a concessão de bolsas a ex-alunos da rede estadual de ensino. A mensagem foi enviada pelo governador Elmano de Freitas e aprovada pelos deputados estaduais, em seguida.

O programa tem como finalidade incentivar práticas de liderança, engajamento comunitário e participação estudantil em diferentes espaços da vida escolar. Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, a política busca preparar os jovens para além do ambiente de sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento integral e para a formação cidadã.

Um dos pontos de destaque do projeto aprovado é a autorização para que o Poder Executivo regulamente a criação de bolsas voltadas a ex-alunos da rede estadual. A medida permitirá apoio financeiro a jovens egressos que se envolvam em ações relacionadas ao programa ou que necessitem de incentivo para continuidade da formação cidadã.

Leia também | Assembleia Legislativa do Ceará apresenta projeto de reforma e nova área externa; confira

Fonte: gcmais.com.br