As forças de segurança do Ceará prenderam mais uma pessoa suspeita de envolvimento no caso do barco de R$ 1,8 milhão incendiado a mando de uma facção criminosa, com o número de presos agora chegando a cinco. Inicialmente, uma pessoa havia sido presa, com três outros suspeitos tendo sido capturados na terça-feira (9).
A última captura ocorreu nesta quarta (10), durante um patrulhamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na localidade de Torrões, em Itarema, município onde ocorreu o crime. Uma equipe do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) da PMCE localizou um homem de 25 anos em atitude suspeita.
Durante a abordagem, o homem foi identificado como um dos suspeitos de ter participado do incêndio. Com ele, foram encontradas uma arma calibre. 40, duas munições, dois celulares e outros objetos. O indivíduo já respondia por um homicídio, ocorrido em 27 de outubro de 2025, também em Itarema.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O material apreendido e o suspeito foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Itarema, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde ele foi autuado por integrar organização criminosa, incêndio e extorsão. O homem foi colocado à disposição da justiça.
Prisões anteriores
Logo após o registro da ocorrência, na segunda-feira (8), equipes da PCCE e da PMCE iniciaram uma operação integrada que resultou, em menos de 24 horas, na captura de quatro envolvidos no ataque. O primeiro alvo foi detido no início da manhã da última terça-feira (9), no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza. Ele, conforme apurado, seria o responsável por ordenar o crime. Na tarde do mesmo dia, em diligências em Fortaleza e na cidade de Itarema, os policiais civis localizaram mais três suspeitos, sendo dois deles na própria cidade de Itarema, responsáveis por atear fogo na embarcação.
Com o objetivo de discutir as ações de segurança destinadas ao município de Itarema, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, na manhã dessa quarta-feira (10), representantes da gestão municipal de Itarema no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
O caso
Um barco de pesca avaliado em R$ 1,8 milhão foi incendiado na madrugada da última segunda-feira (8), na Praia de Torrões, em Itarema, no litoral do Ceará, após ameaças de uma facção criminosa atuante na região.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Criminosos teriam iniciado o fogo após o dono do barco não pagar uma taxa exigida pela facção. O proprietário, o empresário Hiltomar Martins, explicou ao GCMAIS que não pagou a taxa que estava sendo cobrada e que, no momento da ação criminosa, ele estava viajando. Ele tem ainda outros barcos, mas explica que o que foi incendiado era um dos maiores e mais equipados. Além do incêndio, criminosos também quebraram câmeras de vigilância e roubaram equipamentos de outra embarcação que estava próxima.
Ele teme novos ataques caso as autoridades não intervenham. Conforme relatado, as cobranças feitas pelos criminosos começaram a ser feitas recentemente e não se limitam às embarcações, afetando também o comércio do município.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Vídeo registra barco sendo incendiado em Itarema, no Ceará:
Leia também | Viagra e ketamina são apreendidos em carro de motorista que matou entregador atropelado em Fortaleza
Fonte: gcmais.com.br











