O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) registrou 272 incêndios em edificação comercial combatidos ao longo do primeiro semestre de 2025. A corporação aponta que houve redução de 7,8% frente ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 295 casos do tipo.
A categoria de incêndios de Baixa Carga registrou uma leve queda. Passou de 181 para 176 casos, uma redução de 2,8%. Já os incêndios de Média/Alta Carga apresentaram uma redução mais expressiva: o número caiu de 106 para 91 casos. Por fim, os incêndios em shoppings tiveram o melhor desempenho relativo. Houve uma queda de 37,5%, passando de 8 para apenas 5 ocorrências entre os dois anos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Cidades
A análise geográfica revela contrastes. Fortaleza, a capital, mantém o maior volume de ocorrências. Contudo, registrou quedas consistentes em todas as categorias. Os casos de Baixa Carga, por exemplo, reduziram de 95 para 88.
O cenário em Juazeiro do Norte chama a atenção. A cidade passou de apenas 3 casos (todos de baixa carga) em 2024 para 19 ocorrências em 2025. Este total inclui 11 casos de baixa carga e 8 de média/alta carga. Já Caucaia também cresceu de 9 para 14 incidentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em contraste, Sobral se destaca positivamente. Os casos de Baixa Carga caíram de 9 para 8, e os de Média/Alta Carga caíram de 6 para 5.
Prevenção
Segundo o CBMCE, é importante fazer manutenção elétrica rigorosa, com inspeções periódicas. Cita ainda a necessidade de armazenamento seguro, com materiais inflamáveis devendo ser guardados em locais adequados. “Equipamentos em dia, extintores e hidrantes devem estar sempre operantes. Treinamento constante, onde funcionários preparados salvam vidas. Rotas livres, saídas de emergência nunca podem ser bloqueadas”, continua.
Leia também | Paraibano morre atropelado na CE-040 e corpo é atingido por mais cinco carros e uma moto
Fonte: gcmais.com.br