Início » Blog » Brasileiros devem trocar RG por nova Carteira de Identidade com número único do CPF
Ceará

Brasileiros devem trocar RG por nova Carteira de Identidade com número único do CPF

brasileiros-devem-trocar-rg-por-nova-carteira-de-identidade-com-numero-unico-do-cpf
Brasileiros devem trocar RG por nova Carteira de Identidade com número único do CPF

A tradicional carteira de identidade (RG) está com os dias contados. Em todo o Brasil, os cidadãos já podem solicitar o novo modelo do documento, que traz como número único o Cadastro de Pessoa Física (CPF). A mudança, determinada por decreto federal, tem como objetivo aumentar a segurança, padronizar os registros em todo o território nacional e facilitar o acesso a serviços públicos e privados.

A dona de casa Maria Estelita de Sousa foi até uma unidade da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) para solicitar o novo documento após perder o RG antigo. “Eu perdi meu documento de identidade e eu preciso de um novo documento. Aí eu vim hoje tirar”, contou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo o coordenador de Identificação da Pefoce, Ricardo Filgueiras, o novo modelo elimina a multiplicidade de registros existentes anteriormente no país. “Um documento que nós tínhamos antes, 27 possibilidades de documento em um só. E a novidade que trouxe também o decreto foi o estabelecimento do número do CPF, que realmente é um número único do cidadão brasileiro”, explicou.

Filgueiras destaca ainda que a mudança aumenta a proteção contra fraudes e traz vantagens tanto para os cidadãos quanto para o Estado. “Isso facilita, traz mais segurança para o cidadão e também para o Estado. E termina a gente conseguindo ter acesso a vários outros serviços com um número unificado”, afirmou.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A emissão da primeira via é gratuita e pode ser feita nos mesmos postos onde antes era possível tirar o RG tradicional. Para isso, é necessário agendar atendimento e apresentar certidão de nascimento ou de casamento e o número do CPF.

O cidadão pode escolher entre a versão em papel de segurança ou a mais moderna, feita em policarbonato, semelhante a um cartão, mais durável e resistente. O novo modelo também inclui um QR Code e um código MRZ (usado em passaportes), o que permite verificar a autenticidade do documento com maior facilidade.

Além disso, ao ser emitido, o novo documento é automaticamente disponibilizado na plataforma gov.br em formato digital. Lá, é possível acrescentar outros dados, como número da CNH, título de eleitor e condições específicas de saúde.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Embora o antigo RG continue válido até 2032, a recomendação é que os brasileiros façam a troca o quanto antes — especialmente quem pretende viajar ou precisa acessar serviços públicos com mais agilidade.

“Se você tem seu documento no modelo anterior, mas ele está preservado com todos os seus dados, pode ser utilizado de qualquer forma até 2032 sem qualquer problema. Mas também, em caso de necessidade — seja para uma viagem, para um tratamento de saúde ou para comprovação de vida — as pessoas podem procurar sim os postos de atendimento e tirar sim”, reforçou Ricardo Filgueiras.

A validade do novo documento varia conforme a idade:

  • Crianças até 12 anos: validade de 5 anos

  • De 12 a 59 anos: validade de 10 anos

  • A partir de 60 anos: validade indeterminada

Um ponto importante é que quem estiver com o CPF suspenso ou irregular deverá regularizar a situação na Receita Federal antes de solicitar o novo modelo de identidade.

Leia também | Financiamentos do Banco do Nordeste geram mais de 580 mil empregos em 2024

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br