A partir de segunda-feira (11), será retomado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o cadastramento para o Passe Livre da Criança, destinado a garantir gratuidade no transporte coletivo para crianças matriculadas nas creches da Rede Municipal de Ensino. A ação terá início no Centro de Educação Infantil (CEI) Secretário Paulo Petrola e na Escola Municipal Secretário Paulo Petrola, no bairro Monte Castelo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O Passe Livre da Criança atende crianças de 0 até 7 anos incompletos ou com altura de até 1,10 metro, assegurando o direito de viajar gratuitamente no transporte público, proporcionando maior segurança e dignidade, eliminando situações como a necessidade de pular a catraca ou se arrastar pelo chão dos ônibus. Em 2024, foram solicitados cerca de 1.993 cartões, e nos primeiros seis meses de 2025, o número de solicitações já chega a 1.838.
Leia também | Polícia aborda carro e prende indivíduos que fariam ataque a tiros no Vicente Pinzón, em Fortaleza
“A ideia é incentivar os pais a emitirem o cartão gratuitamente para que as crianças possam andar com segurança e dignidade no transporte coletivo, sem precisar pular a catraca ou arrastar-se pelo chão”, considera George Dantas, presidente da Etufor.
Para solicitar o benefício, os responsáveis devem agendar atendimento no site da Etufor, escolhendo um dos oito pontos de atendimento espalhados pela cidade: RioMar Kennedy, Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza, Casa do Cidadão no Shopping Iguatemi, Vapt-Vupt Antônio Bezerra, Messejana, Centro, Parangaba e RioMar Fortaleza. No dia do atendimento, é obrigatório apresentar documentos originais e cópias, como CPF da criança e do responsável, certidão de nascimento e comprovante de endereço com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para o cadastro da biometria facial, que será impressa no cartão. A entrega do documento acontece no Vapt-Vupt Shopping Parangaba.
Em caso de perda ou extravio, a segunda via pode ser solicitada mediante apresentação de boletim de ocorrência, seja eletrônico ou realizado presencialmente.
A iniciativa não só facilita o acesso das crianças ao transporte coletivo logo no ambiente escolar, como também visa ampliar a mobilidade das famílias e promover inclusão social, beneficiando milhares de crianças na capital cearense.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br