Início » Blog » Câmara de Fortaleza já teve diferentes sedes ao longo da história antes do retorno ao Centro; veja onde funcionaram
Ceará

Câmara de Fortaleza já teve diferentes sedes ao longo da história antes do retorno ao Centro; veja onde funcionaram

camara-de-fortaleza-ja-teve-diferentes-sedes-ao-longo-da-historia-antes-do-retorno-ao-centro;-veja-onde-funcionaram
Câmara de Fortaleza já teve diferentes sedes ao longo da história antes do retorno ao Centro; veja onde funcionaram

Antes de anunciar o retorno definitivo ao Centro de Fortaleza, a Câmara Municipal passou por uma série de endereços que refletem as transformações urbanas e institucionais da capital cearense. Ao longo de mais de um século, a Casa Legislativa funcionou em prédios históricos, áreas centrais e bairros em expansão, até se estabelecer no atual endereço, no bairro Luciano Cavalcante.

Primeiros endereços no centro histórico

As primeiras sedes da Câmara Municipal de Fortaleza estiveram concentradas no Centro da cidade. Inicialmente, o Legislativo funcionou na Praça da Matriz, antiga Praça do Conselho, um dos núcleos fundadores da capital. Posteriormente, passou a ocupar o Palacete do Comendador Viana, conhecido como Palácio da Luz, prédio que hoje abriga a Academia Cearense de Letras.

Em seguida, a Câmara foi instalada na Rua dos Mercadores, nº 42, atual Rua Sena Madureira, imóvel que atualmente funciona como sede do BNB Cultural. Ao longo desse período, a Casa também ocupou prédios localizados nas proximidades das praças do Ferreira e do Carmo, áreas centrais que concentravam atividades políticas, administrativas e comerciais da cidade.

Até 1971, a Câmara Municipal funcionava na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a Rua Dr. José Moreira, em área próxima à Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. À época, o endereço integrava uma região marcada pela presença de órgãos públicos e serviços administrativos.

Hoje, o local está inserido em uma área com predominância de usos administrativos e comerciais, acompanhando a dinâmica econômica do entorno da Santa Casa e do comércio tradicional do Centro.

Transferência para bairros fora do centro

Em março de 1971, a Câmara deixou definitivamente o Centro e foi transferida para um prédio na Rua Antonele Bezerra, nº 280, no bairro Aldeota — área que, naquele período, passava por intenso processo de valorização urbana. O Legislativo permaneceu no local por cerca de 33 anos. Atualmente, o imóvel abriga atividades privadas e comerciais, seguindo o perfil do bairro.

Em 2004, a sede foi novamente transferida, desta vez para a Rua Dr. Thompson Bulcão, nº 830, no bairro Patriolino Ribeiro, também conhecido como Luciano Cavalcante. O prédio foi projetado para atender às necessidades administrativas e legislativas da época e segue como sede da Câmara Municipal até a conclusão das obras do novo equipamento.

Retorno ao centro após cinco décadas

Com a futura instalação da nova sede no prédio do antigo Mucuripe Club, nas proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Câmara de Fortaleza voltará a ocupar a região central da cidade após mais de cinco décadas. A mudança integra uma estratégia de revitalização urbana do Centro, com expectativa de aumento da circulação de pessoas e fortalecimento do uso institucional e cultural da área histórica da capital.







 >>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Leia também | Inscrições para o Alcance Enem 2026 começam nesta segunda-feira no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br