Início » Blog » Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que reconhece manobras “grau” como esporte
Ceará

Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que reconhece manobras “grau” como esporte

camara-de-juazeiro-do-norte-aprova-projeto-que-reconhece-manobras-“grau”-como-esporte
Câmara de Juazeiro do Norte aprova projeto que reconhece manobras “grau” como esporte

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou, nesta quinta-feira (22), um projeto de lei que reconhece oficialmente a prática de empinar motocicletas — conhecida popularmente como “grau” — e outras manobras radicais sobre duas rodas como modalidade esportiva no município. A proposta, de autoria do vereador Lukão (ASDB), foi aprovada por unanimidade, com 15 votos favoráveis e nenhum contrário.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Apresentado no dia 10 de abril, o projeto passou pelas comissões técnicas da Casa antes de ser levado ao plenário. Agora, aguarda a sanção ou veto do prefeito Glêdson Bezerra (Podemos). O vereador Lukão defende que, embora a prática do “grau” seja considerada perigosa e ilegal quando realizada em vias públicas, a regulamentação como esporte abre caminho para sua prática em ambientes adequados e seguros.

“Qualquer esporte praticado na rua, sem estrutura e sem segurança, pode se tornar um crime. Mas, quando realizado de forma organizada, em um local fechado e apropriado, passa a ser uma manifestação legítima, como já foi feito em diversos eventos aqui em Juazeiro do Norte”, afirmou o parlamentar durante a sessão. Ele ainda argumentou que diversos esportes envolvem riscos aos praticantes, sem que isso desqualifique sua natureza esportiva.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Apesar da iniciativa da Câmara, a prática de empinar motocicletas continua proibida pelas leis nacionais de trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio do artigo 244, classifica como infração gravíssima o ato de conduzir motocicleta fazendo malabarismos ou equilibrando-se apenas em uma das rodas. As penalidades incluem multa, suspensão da carteira de habilitação e retenção do veículo.

O projeto de lei aprovado em Juazeiro do Norte não anula as disposições do CTB, mas sinaliza uma tentativa local de reconhecer a prática como parte de uma cultura esportiva urbana, desde que seja realizada dentro de parâmetros regulamentados. A expectativa agora é que a prefeitura avalie se a proposta será sancionada, o que poderá abrir espaço para a criação de espaços específicos e eventos voltados à prática do “grau” de forma segura e legalizada.

Leia também | Operação no Ceará apreende motos e exclui perfis que promoviam rolezinhos e grau nas redes sociais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br