Início » Blog » Candidato à presidência em 2026 é Lula e não existe plano B, diz Elmano de Freitas
Ceará

Candidato à presidência em 2026 é Lula e não existe plano B, diz Elmano de Freitas

candidato-a-presidencia-em-2026-e-lula-e-nao-existe-plano-b,-diz-elmano-de-freitas
Candidato à presidência em 2026 é Lula e não existe plano B, diz Elmano de Freitas

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, pontua que o candidato do PT à Presidência da República em 2026 é o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sem que outra opção seja sequer cogitada.”Não tem plano B e, se alguém se colocar como plano B, deixa de ser plano B e vira plano Z”, disse ele na manhã desta quarta-feira (16), em entrevista exclusiva concedida aos jornalistas Miguel Anderson Costa e Katiúzia Rios, durante o programa Balanço Geral Ceará Manhã.

“É o candidato mais forte e o presidente Lula pode discutir se quer, se não quer ser, mas da nossa parte tem absoluta unidade que ele deve ser. Toda vez que ele fala para algum dos nossos ‘estou pensando’, a gente diz: você é nosso candidato a presidente e essa é a nossa decisão. Porque sabemos o grau de aceitação que o povo brasileiro tem, de reconhecimento que tudo que tem feito durante os governos”, disse ele ainda.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Elmano destacou ainda que há outros nomes pensados para o futuro, em uma sucessão, mas que prefere não citá-los – “penso que se eu falar nome, eu prejudico o nome”, diz ele. “Acho que temos que garantir que quem está agora, principalmente quem está no Governo Federal, tem que se concentrar em trabalhar muito, porque as pessoas vão estar julgando as obras que a pessoa realiza”, complementa.

Tarifas dos EUA

Elmano também se manifestou sobre as tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros, incluindo os cearenses. O governador afirmou que o Ceará aposta no diálogo e na serenidade para negociar, evitando uma “queda de braço” ideológica. Ele lembra que o Ceará, que tem um saldo comercial positivo com os EUA, exporta produtos importantes para o país norte-americano, como aço, pescado, frutas, granito e cera de carnaúba.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O governador se reuniu com representantes da federação das indústrias e do agronegócio do Ceará e está em contato com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ele enfatizou que, apesar disso, a soberania do país não será negociada, criticando colocações feitas por Trump sobre o processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Educação

Na área da educação, Elmano reafirmou o compromisso de universalizar o ensino em tempo integral. Ele destacou que já foram entregues 228 mil tablets para alunos do ensino médio e que a meta é que todos os estudantes da rede pública estadual tenham um tablet com chip de conectividade. O governador celebrou que 85% das crianças cearenses aprendem a ler e escrever no segundo ano do ensino fundamental, ressaltando que o desafio é chegar a 100% até 2030.

A meta, segundo ele, é também transformar todas as escolas em profissionalizantes, após a universalização do tempo integral, com foco em áreas de alta empregabilidade.

Leia também | Aprovação de Lula sobe após o tarifaço de Trump

Fonte: gcmais.com.br