O período do Carnaval movimentou a economia do Ceará, com ocupação da rede hoteleira próxima dos 90%, conforme estimativas do setor – alta de 12% em relação a 2025. Os festejos atraíram mais de 200 mil turistas, com os visitantes tendo permanecido, em média, cinco dias no estado.
Em Fortaleza, o ciclo que envolve pré-Carnaval e Carnaval resultou na geração de mais de 67 mil postos de trabalho e injetou mais de R$ 1 bilhão na economia. De acordo com dados da Secretaria de Turismo do Ceará, a expectativa é de que o Carnaval gere uma movimentação econômica de R$ 514 milhões no setor turístico em todo o estado, crescimento de 12,3% em comparação ao ano anterior.
O Ceará se preparou para receber mais de 210 mil turistas, entre nacionais e internacionais. Além de Fortaleza, os visitantes procuraram destinos no litoral e na serra, como Guaramiranga, Canoa Quebrada, Jericoacoara e Paracuru.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Turistas aproveitam Carnaval para conhecer capital e praias
Um grupo de 20 pessoas vindo de Petrolina, em Pernambuco, escolheu Fortaleza como base para aproveitar o Carnaval e visitar outras praias do litoral cearense. O empresário Édico Alencar destacou a experiência. “É a primeira vez que a gente está vindo para o carnaval de Fortaleza e a gente gostou demais. Vem uma turma, vem uma família de 20 pessoas aqui na excursão e a gente está adorando essa viagem.”
Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza
A estudante Alice Alves, que visitou o Ceará pela terceira vez, afirmou que já planeja voltar. “Eu acho que o Ceará, Fortaleza, é um lugar muito bonito, com muitas praias boas, com comida legal, os hotéis são perfeitos, eu acho tudo incrível aqui.”
Durante o feriado, houve também pedidos de casamento e comemorações pessoais. Em Canoa Quebrada, Rafael Alencar escolheu uma igreja da localidade para pedir Kariny Lima em casamento. A analista de cartório relatou a surpresa. “Imaginava não, foi uma surpresa mesmo.” Já o engenheiro elétrico ressaltou a impressão sobre a capital cearense: “Rapaz, eu acho uma capital muito atraente, que respeita muita gente, o pessoal é muito acolhedores, as pessoas muito boas, e eu gosto muito da capital.”
Rede hoteleira tem avaliação positiva sobre o Carnaval no Ceará
Na rede hoteleira, a avaliação foi positiva. A gerente geral do Sonata, Raquel Pinheiro, afirmou que a expectativa de crescimento se confirmou. “Nós esperávamos que fosse melhor que ano passado, de fato foi. Nos preparamos com atrações locais dentro do hotel, como um bloquinho para os hóspedes que não quisessem sair. A cidade também ofereceu mais de um show aqui na Praia de Iracema ao longo da orla da Beira Mar. Então foi muito positivo, tivemos 80% de ocupação”, diz ela, ao fazer balanço sobre as atividades do Sonata.
Carnaval pode impulsionar a economia local no Ceará e em outros estados com festejos
Foto: Reprodução / TV Cidade Fortaleza
Setores mais beneficiados:
- Turismo e hospedagem: Ocupação hoteleira acima de 96% em cidades como Salvador e Rio, com aluguéis de temporada e pousadas lotadas.
- Transporte: Aumento em passagens aéreas, rodoviárias e locação de veículos para 65 milhões de foliões.
- Alimentação e bares: Consumo em restaurantes, bares e eventos impulsiona vendas em bilhões localmente.
- Comércio e serviços: Vendas de fantasias, bebidas e produtos culturais beneficiam pequenos empreendedores.











