O Ceará deve ter pouca incidência de chuvas até a quinta-feira (12), conforme monitoramento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme) divulgado nesta terça (10). A partir da quinta, no entanto, há perspectiva de aumento da ocorrência de chuva em todo o estado.
“A imagem do canal visível do satélite GOES-19, das 8h (horário local), destaca a presença de pouca nebulosidade sobre o Ceará e áreas circunvizinhas. Sobre o oceano Atlântico, a leste do Nordeste Brasileiro, observa-se a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se posicionada em torno de 0° de latitude”, pontua o órgão.
Para esta terça-feira (10) e quarta-feira (11), as condições atmosféricas esperadas são semelhantes. É prevista redução da nebulosidade e aumento da temperatura do ar em grande parte do estado. No entanto, ainda podem ocorrer chuvas isoladas de fraca intensidade, principalmente no Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e na região do Cariri, durante a madrugada e o início da manhã, além da porção noroeste do estado ao longo da tarde.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Já na quinta-feira, é esperado aumento da ocorrência de chuvas em todo o estado. Durante a madrugada, são previstas chuvas no Cariri e no sul do Sertão Central e Inhamuns, que deverão persistir ao longo da manhã, além do surgimento de novas áreas de precipitação, como na faixa litorânea. No período da tarde e da noite, grande parte da porção central do estado deverá apresentar áreas com chuva.
Os eventos de chuva previstos estão associados principalmente a efeitos locais, como as brisas terrestre e marítima, e à interação entre relevo, umidade e temperatura. Além disso, o deslocamento do VCAN deverá proporcionar condições atmosféricas favoráveis à ocorrência dessas precipitações.
Ressalta-se, ainda, que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico indutor de chuvas durante a quadra chuvosa no estado, encontra-se posicionada em torno de 0°N, o que limita sua influência direta sobre o Ceará neste período.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)
Para a RMF, ainda são esperadas chuvas fracas e isoladas durante o período da manhã desta terça. Durante a tarde, as condições deverão ser de sol com poucas nuvens. À noite, é esperada nebulosidade variável. Já para a madrugada e o início da manhã de quarta-feira (11), prevê-se céu parcialmente nublado, com ocorrência de chuva isolada de fraca intensidade.
Glossário
Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN): Sistema de pressão em médios e altos níveis da troposfera, que tem como característica a circulação dos ventos no sentido horário em torno de seu centro seco, e presença de nebulosidade e precipitação em suas bordas.
Zona de Convergência Intertropical (ZCIT): Banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Projeções para a quadra chuvosa
Apesar dos registros de chuva, as projeções para a quadra chuvosa de 2026 preocupam. Conforme informado pela Funceme, o prognóstico climático para o trimestre (compreendendo os meses de fevereiro, março e abril) é de 40% de probabilidade de chuvas abaixo da média; 40% de probabilidade de níveis normais de chuvas; e 20% de probabilidade de chuvas acima da média.
A probabilidade de chuvas abaixo da média preocupa, conforme os analistas da Funceme, inclusive porque hoje a capacidade dos reservatórios do estado é considerada insuficiente.
Pré-estação
Até o dia 21 de janeiro, data em que foi feita a divulgação do prognóstico da Funceme, o Ceará vivia a segunda pior pré-estação já registrada, em volume de chuvas. A pré-estação mais seca foi observada em 1982, há 44 anos.
O período de pré-estação chuvosa no Ceará compreende os meses de dezembro e janeiro, atuando como fase de transição antes da quadra chuvosa principal, que ocorre de fevereiro a maio.
Leia também | Ceará tem apenas 20% de probabilidade de chuvas acima da média em 2026; entenda
Fonte: gcmais.com.br











