O Ceará é o sexto estado com maior número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscritos para o Enem 2024 em todo o Brasil, superando as últimas edições.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O estado do Ceará contabilizou um total de 279.054 mil inscritos, ficando atrás apenas da Bahia, Amazonas, Amapá, Alagoas e Acre. O número de inscritos ainda pode aumentar devido ao período extra que o Governo Federal garantiu para os moradores do Rio Grande do Sul se inscreverem, entre 16 e 21 de junho.
Mais da metade dos inscritos (2.731.757) não vai precisar pagar a taxa de inscrição por ter a solicitação de isenção aprovada. Os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do ensino médio, correspondem a 1.655.721 inscritos, sendo que 1.330.364 inscrições desse grupo foram gratuitas; e 325.357 deverão ser pagas.
O balanço com os dados de inscritos confirmados e do perfil do participante do Enem 2024 será divulgado após a compensação de todos os pagamentos efetuados para as solicitações sem isenção da taxa. O prazo se encerrará na quarta-feira (19).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Taxa de inscrição
O participante que não é isento deve pagar a taxa (R$ 85) até quarta-feira (19), respeitando os horários de compensação bancária. O pagamento é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame, via Login Único do Gov.br.
Rio Grande do Sul
Para os moradores do estado, a página do Participante foi reaberta no domingo (16). O prazo vai até às 23h59 da sexta-feira (21). Vale lembrar que a inscrição é gratuita para quem mora no Rio Grande do Sul. O Ministério da Educação avalia a necessidade de aplicação das provas em uma nova data para os participantes do estado.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo, o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Leia também |Serviços veterinários de graça incluem consultas, exames e castrações de cães e gatos em Fortaleza
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br