O Ceará inaugura amanhã o primeiro Polo Automotivo multimarcas do Brasil, com sede em Horizonte, em evento que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O empreendimento inicia a produção com veículos para a Chevrolet e tem como objetivo impulsionar a economia do Estado, fortalecendo a cadeia automotiva local.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Por mais que ainda a cadeia de autopeças persista aqui no Ceará, com empresas inclusive exportando sua produção, creio que a montagem final do carro, que demanda uma série de outros serviços, gerava esse sentimento e essa possibilidade de que ainda era uma oportunidade que poderia ser melhor aproveitada”, afirma Guilherme Muchale, economista-chefe da FIEC. A antiga fábrica que sediava a produção de veículos da marca Trolley será agora a base do novo polo, retomando uma tradição automobilística do Estado.
O Ceará já teve marca automotiva própria, a Trolley, conhecida pelo Jeep T4, veículo 4×4 desenvolvido para trilhas, dunas e estradas carroçais. “Invenção de um engenheiro cearense, o primeiro protótipo foi lançado em 1996. Nos anos 2000, se consolidou como marca 100% nacional, especializada em veículo off-road”, lembra Roberto Pontes, economista. Com a promessa de ampliação e investimento de mais de R$ 2 bilhões, a marca foi adquirida pela Ford em 2007, mas teve a produção descontinuada em 2021 com a saída da montadora do Brasil.
O Polo Automotivo do Ceará terá início com a montagem de um SUV elétrico, com estimativa de entrega de 6 mil unidades já no próximo ano. “O impacto da indústria automobilística sempre vai ser muito relevante. Em geral, os polos automotivos, em qualquer lugar do mundo, principalmente no Brasil, têm uma representação muito forte. Dentro desse sentido, nós vamos movimentar a economia como um todo, e não só em Fortaleza, mas em todo o Ceará”, afirma Muchale.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A proposta do Polo é funcionar como uma linha de montagem multimarcas, atraindo novos negócios e empresas que desejem participar do processo de montagem de veículos no Estado. “A chegada do Polo concretiza um sonho antigo do Ceará de sediar uma grande montadora. É um tipo de planta até então inexistente no Brasil, mas comum em outros países, onde você tem uma área montadora que serve empresas de diferentes marcas”, explica Pontes. Com a inauguração, o Estado reforça sua tradição e aposta em inovação tecnológica e desenvolvimento econômico no setor automotivo.
Leia também | Eleições 2026: Lula venceria todos os adversários no 2º turno, diz Atlas/Bloomberg
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











