Entre janeiro e agosto de 2025, as forças de segurança do Ceará apreenderam 4.717 armas de fogo em todo o estado. O número representa um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação 4.369 armas. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo o levantamento, todas as regiões do estado apresentaram aumento nas apreensões. Na capital Fortaleza, houve crescimento de 7,4%, com 1.136 armas apreendidas este ano frente às 1.058 registradas entre janeiro e agosto de 2024. Já na Região Metropolitana da Capital, o número subiu de 924 para 983, um aumento de 6,4% no mesmo intervalo de tempo.
Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, o resultado é fruto da atuação estratégica e integrada das forças de segurança. “Esse resultado é a soma de uma política de Segurança Pública acertada pelo governador Elmano de Freitas e dos esforços das nossas Forças de Segurança. Cada arma apreendida é um instrumento a menos nas mãos de quem quer fazer o mal”, afirmou o gestor.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No interior do estado, os números também chamam atenção. Nos 84 municípios do Interior Norte, foram apreendidas 1.415 armas de fogo nos primeiros oito meses do ano, contra 1.325 no mesmo período de 2024. Já nos 80 municípios do Interior Sul, foram 1.183 apreensões em 2025, frente às 1.062 registradas no ano anterior.
O aumento na retirada de armas de circulação acompanha o crescimento no número de capturas realizadas pelas autoridades. De janeiro a agosto deste ano, foram presas ou apreendidas 23.188 pessoas em flagrante ou por mandado judicial, por envolvimento em crimes diversos. O volume representa uma intensificação das ações ostensivas e investigativas em todo o estado.
Entre os capturados, 1.418 pessoas foram presas por participação em grupos criminosos, um crescimento expressivo de 61,5% em relação ao ano passado. Em relação aos crimes de homicídio, as forças de segurança prenderam 1.929 suspeitos, 33,9% a mais do que os 1.441 detidos no mesmo período de 2024. Os números reforçam a estratégia do governo estadual em combater o crime organizado e reduzir os índices de violência no Ceará.
Leia também | Etufor amplia trajeto da linha 655 – Passaré/Messejana
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br