Início » Blog » Ceará registra chuva em ao menos 37 municípios nesta quinta-feira (15)
Ceará

Ceará registra chuva em ao menos 37 municípios nesta quinta-feira (15)

ceara-registra-chuva-em-ao-menos-37-municipios-nesta-quinta-feira-(15)
Ceará registra chuva em ao menos 37 municípios nesta quinta-feira (15)

O estado do Ceará registrou ao menos 37 municípios com chuva entre quarta (14) e quinta-feira (15), conforme dados disponibilizados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme). Os dados dizem respeito ao período de 24 horas entre as 7h da manhã de quarta e as 7h desta quinta-feira.

As maiores precipitações foram observadas nos municípios de Iguatu (31 milímetros), Cariús (26 mm), Icó (20 mm), Jucás (15 mm), Guaramiranga (12,6 mm), Orós (11 mm) e Itapiúna (10 mm). Não houve registro de chuva em Fortaleza no período. Os dados são atualizados ao longo do dia, de modo que o número de cidades com registro de chuva ainda pode aumentar nas próximas horas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Pré-estação

O período de pré-estação chuvosa no Ceará compreende os meses de dezembro e janeiro, atuando como fase de transição antes da quadra chuvosa principal, que ocorre de fevereiro a maio. Nessa etapa, o estado registra precipitações irregulares e isoladas. A Funceme projeta médias históricas de 31,3 mm em dezembro e cerca de 99,8 mm em janeiro, com chuvas iniciais no sul do estado.

Esse período serve como indicador inicial para a estação chuvosa, ajudando na previsão de volumes anuais e no planejamento agrícola e hídrico – embora varie de ano a ano, devido à natureza transitória desses sistemas. Em 2025, iniciou-se em 1º de dezembro.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Dezembro

As chuvas registradas no Ceará em dezembro ficaram, de modo geral, dentro da normalidade climatológica em dezembro de 2025, segundo dados da Funceme. Houve, no entanto, um desvio negativo em relação à média histórica: o acumulado médio observado no estado foi de 18,9 milímetros, enquanto a normal climatológica para o mês é de 31,3 milímetros, uma redução em torno de 40%.

A distribuição das chuvas foi irregular entre as regiões cearenses. O centro-norte do estado concentrou os principais desvios negativos, com acumulados abaixo do esperado para o período. Em contrapartida, o centro-sul apresentou municípios com registros acima da média.

Entre os maiores acumulados, destacaram-se os municípios de Quixelô, com 139 milímetros, Crato, com 120,3 milímetros, e Ipaumirim, onde foram registrados 115,7 milímetros ao longo do mês. Esses volumes contribuíram para elevar a média regional, mesmo diante de déficits observados em outras áreas do estado.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Quadra chuvosa de 2025

A quadra chuvosa de 2025, que vai de fevereiro a maio, terminou com chuvas abaixo da média em 59,4% do território cearense, segundo balanço da Funceme. Apenas 5% do estado registrou precipitações acima da média. As regiões mais impactadas pela falta de chuva foram o Sertão Central e Inhamuns, Serra da Ibiapaba e Vale do Jaguaribe. O volume médio observado no estado foi de 517,6 milímetros, representando um desvio negativo de 15% em relação à média histórica, que varia de 512,5 mm a 705,9 mm.

Apesar do desempenho abaixo do esperado em boa parte do interior, algumas regiões tiveram situação confortável, como Acaraú, Coreaú, Litoral, Região Metropolitana, Serra da Ibiapaba, Curu e Alto Jaguaribe, com volumes acima de 70% da capacidade dos reservatórios.

Confira a seguir os municípios com os maiores acumulados de chuva do Ceará nesta quinta-feira (15):

Iguatu (Posto: ACUDE DO GOVERNO) : 31 mm
Cariús (Posto: SAO SEBASTIAO) : 26 mm
Iguatu (Posto: IGUATU) : 22 mm
Icó (Posto: ICO) : 20 mm
Jucás (Posto: BAIXIO DE DONANA) : 15 mm
Icó (Posto: CASCUDO) : 15 mm
Guaramiranga (Posto: GUARAMIRANGA) : 12.6 mm
Iguatu (Posto: BAU) : 12 mm
Iguatu (Posto: AEROPORTO(IGUATU)) : 12 mm
Orós (Posto: GUASSUSSE) : 11 mm

Leia também | Após fim da quadra chuvosa, 36 cidades do Ceará têm situação de emergência; confira os locais

Fonte: gcmais.com.br