A Enel Distribuição Ceará registrou, na madrugada desta sexta-feira (19), uma ocorrência de furto de cabos de energia na Praia de Quixaba, no município de Aracati, no Litoral Leste do Estado. Ao todo, cerca de 1,4 quilômetro de cabos de cobre da rede de média tensão foi subtraído, impactando o fornecimento de energia para clientes da região. Segundo a distribuidora, o serviço já foi totalmente normalizado.
De acordo com a Enel, a ocorrência foi identificada por volta das 23h31 da quinta-feira (18), quando criminosos furtaram 14 vãos de cabo de cobre de 25 mm². A Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança do local e dar suporte aos primeiros atendimentos realizados pelas equipes técnicas da concessionária.
Assim que o crime foi constatado, a Enel mobilizou uma força-tarefa composta por três equipes pesadas, uma equipe de Linha Viva, uma equipe de rede, um supervisor e dois operadores, totalizando cerca de 25 profissionais atuando na área. Como medida emergencial, também foi instalado um gerador para atender parte dos consumidores e reduzir os impactos da interrupção.
Em razão da complexidade do furto, que também causou danos à estrutura da rede elétrica, os trabalhos de recomposição se estenderam ao longo do dia. O fornecimento de energia foi restabelecido para 100% dos clientes por volta das 16h desta sexta-feira.
A distribuidora reforça que o furto de cabos é crime e representa risco direto à segurança da população, além de comprometer a qualidade do fornecimento de energia. A empresa informou que acionou as autoridades competentes e irá registrar boletim de ocorrência para contribuir com as investigações.
Além dos prejuízos operacionais, esse tipo de crime pode provocar curtos-circuitos, deixar cabos energizados ao solo e causar novas interrupções no fornecimento, colocando em risco a vida de moradores e trabalhadores da região. A legislação brasileira prevê penas que variam de um a oito anos de reclusão tanto para o furto quanto para a receptação de materiais furtados.
Como denunciar crimes e situações suspeitas
A Enel Ceará orienta a população a colaborar com o combate a esse tipo de crime por meio de denúncias. A empresa disponibiliza uma Central de Segurança com atendimento 24 horas, pelo telefone (85) 3453-4060 ou pelo WhatsApp (85) 99993-9526. A recomendação é denunciar qualquer movimentação suspeita, especialmente quando pessoas ou veículos sem o fardamento completo da distribuidora estiverem intervindo na rede elétrica.
Leia também | Cidade do Ceará lidera ranking nacional de empregos na economia criativa; confira ranking
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br











