Início » Blog » Ceará registra média de 20 armas apreendidas por dia entre janeiro e julho deste ano
Ceará

Ceará registra média de 20 armas apreendidas por dia entre janeiro e julho deste ano

ceara-registra-media-de-20-armas-apreendidas-por-dia-entre-janeiro-e-julho-deste-ano
Ceará registra média de 20 armas apreendidas por dia entre janeiro e julho deste ano

Entre janeiro e julho de 2025, foram apreendidas 4.157 armas de fogo em todo o Ceará, um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 3.829 armamentos foram retirados de circulação. Em média, 20 armas foram apreendidas por dia, revelando a intensidade das operações realizadas sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Somente no mês de julho de 2025, foram 613 armas apreendidas, número 7,7% superior ao registrado em julho de 2024, que contabilizou 569 apreensões. Os dados, levantados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), reforçam a eficácia das estratégias adotadas para o enfrentamento da violência armada no estado.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, destacou que o aumento nas apreensões é resultado direto da atuação conjunta das polícias, das investigações especializadas e do trabalho técnico das equipes periciais. “As armas de fogo são responsáveis por cerca de 70% a 80% das mortes violentas. Retirá-las de circulação é salvar vidas”, afirmou o gestor.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Na capital Fortaleza, os números também foram positivos. De janeiro a julho deste ano, 1.016 armas foram apreendidas, o que representa um crescimento de 12,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 905 apreensões. O destaque fica para o mês de julho, que teve um aumento de 29% nas apreensões em comparação com o mesmo mês de 2024.

A Região Metropolitana de Fortaleza também apresentou crescimento nas apreensões. Em 2025, já foram recolhidas 849 armas de fogo nos sete primeiros meses, contra 799 no ano anterior — um aumento de 6,3%. Os dados evidenciam o fortalecimento das ações integradas de segurança e o foco em desarticular estruturas criminosas armadas, contribuindo para a redução dos índices de violência no estado.

Leia também | Criança de 4 anos é esquecida em creche municipal e encontrada sozinha em sala escura no Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br