Início » Blog » Ceará registra menor número de nascimentos desde 2001, aponta IBGE
Ceará

Ceará registra menor número de nascimentos desde 2001, aponta IBGE

ceara-registra-menor-numero-de-nascimentos-desde-2001,-aponta-ibge
Ceará registra menor número de nascimentos desde 2001, aponta IBGE

O Ceará registrou, em 2023, o menor número de nascimentos dos últimos 24 anos. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram contabilizados 110.128 nascidos vivos no estado no ano passado — número 0,8% menor do que em 2022, quando houve 111,2 mil registros.

O patamar é o mais baixo desde 2001, quando o Ceará teve 95.332 nascimentos. A retração acompanha uma tendência nacional de queda na taxa de natalidade e fecundidade, intensificada por fatores como transformações sociais, mudanças no perfil das famílias e os reflexos da pandemia de Covid-19.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo o IBGE, houve cerca de 17 mil nascimentos a menos do que a média anual registrada entre 2015 e 2019, período pré-pandemia.

Perfil das mães e sazonalidade dos nascimentos

A análise dos dados também revela mudanças no perfil das mulheres que estão se tornando mães. Em 2023, 25% das mães tinham entre 25 e 29 anos, demonstrando uma tendência de postergar a maternidade. Grupos mais jovens, como mulheres de até 19 anos e entre 20 a 24 anos, vêm gradualmente perdendo participação nos registros de nascidos vivos.

Quanto à sazonalidade, maio foi o mês com maior número de nascimentos no Ceará. A concentração no primeiro semestre do ano repete o padrão observado em anos anteriores.

Outros dados do Registro Civil no Ceará em 2023

  • Mortes:
    O número de óbitos caiu 6,7% em comparação a 2022, o que representa 4,1 mil mortes a menos.
    Mais da metade das mortes (54,4%) ocorreu entre pessoas com 70 anos ou mais.
  • Casamentos:
    Houve um aumento de 2% no número de casamentos civis em relação ao ano anterior. A alta segue uma tendência de crescimento iniciada em 2021.
    Entre os casamentos civis homoafetivos, 60% das uniões foram entre mulheres.
    A população também está se casando mais tarde:

    • 34,1% das mulheres se casaram com 35 anos ou mais
    • Entre os homens, esse percentual foi de 41,8%
  • Divórcios:
    O estado teve uma queda de 1,4% no número de divórcios em 2023, mantendo a sétima menor taxa de divórcios do país.
    Em 42,6% dos casos, os divórcios ocorreram em famílias com filhos menores de idade.
    A guarda compartilhada foi adotada em 34,8% dos divórcios, um crescimento expressivo frente aos 5,6% registrados em 2014.

Leia também | Alagoana é presa em Juazeiro do Norte com mais de R$ 2 mil em notas falsas

Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br