A governadora em exercício Jade Romero anunciou que será lançado, ainda no mês de abril, o projeto Ceará Te Acolhe, que é uma plataforma desenvolvida para dar acolhimento a mães atípicas no estado. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (23), aos jornalistas Luciano Augusto e Karoline Farias, durante a Pan News em Revista – 1ª Edição, na Jovem Pan News Fortaleza.
Jade, que é também titular da Secretaria da Proteção Social do Estado do Ceará (SPS), pontua que o projeto vai dar suporte psicossocial e jurídico a mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências intelectuais ou deficiências físicas, pontuando que essas mães frequentemente estão sobrecarregadas. “É cientificamente comprovado que quase 90% do trabalho do cuidado recai sobre nós mulheres e, se fosse mensurado, representaria em torno de 16% do PIB mundial”, ressalta.
Ela lembra que essa sobrecarga emocional muitas vezes acaba afetando também o desenvolvimento dessas crianças. “Então a plataforma dá esse suporte jurídico, de orientação sobre a garantia dos direitos, e também suporte emocional, que é tão importante.”
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Jade assinala que a plataforma já está pronta e que o dia do lançamento ainda será definido, mas acontecerá ainda em abril. “A gente viu as mães aliviadas por serem enxergadas, porque a gente sabe que tem a retaguarda da saúde para as crianças, desenvolvimento, terapias, mas é preciso olhar também para as pessoas que cuidam. Falamos das mães atípicas, mas a plataforma também é para os pais, é para a família que está nessa função do cuidado”, finaliza.
Outros projetos
Também na entrevista, Jade Romero também destacou outros projetos tocados na área da Proteção Social. Ela enfatizou a importância do programa Ceará Sem Fome, que atualmente atende 48 mil famílias cearenses mensalmente com uma transferência de renda de R$ 300 para a compra de alimentos, além de fornecer 130 mil refeições diárias. Ela ressaltou que o programa prioriza a qualificação profissional dos beneficiários, visando a inclusão no mercado de trabalho e o empreendedorismo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A governadora em exercício também abordou o Cartão Mais Infância, que beneficia 150 mil pessoas com transferência de renda para famílias vulneráveis com crianças de 0 a 6 anos. Além do auxílio financeiro, destaca Jade, o programa oferece acesso a equipamentos que promovem o desenvolvimento infantil, como espaços para brincadeiras, atividades culturais e esportivas, e ações de parentalidade.
A governadora ainda destacou a expansão dos Centros de Educação Infantil (CEI) no Ceará. Já foram inaugurados cerca de 60 CEIs desde 2023, com o objetivo de garantir acesso à educação infantil para crianças de até seis anos.
Leia também | “Não escondo meu desejo de permanecer na chapa como vice-governadora”, diz Jade Romero sobre 2026
Fonte: gcmais.com.br