O estado do Ceará viveu, nas últimas 24 horas, o terceiro dia seguido de chuvas em mais de 130 municípios, conforme o monitoramento diário feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme) e divulgado na manhã desta quinta-feira (29). A análise leva em conta os registros de chuva entre as 7h da manhã de quarta-feira e as 7h da manhã desta quinta.
Entre segunda e terça-feira, o estado teve 150 municípios com registros de chuva, número que chegou a 160 entre terça e quarta-feira. O balanço final dos dados desta quinta ainda serão fechados, uma vez que as informações são enviadas à Funceme ao longo da manhã.
Nesta quinta, com as informações disponíveis até 8h30, o maior registro de chuva no período foi em Crateús, com 98 milímetros. Também tiveram destaque os municípios de Novo Oriente (72,5 mm), Caucaia (65,4 mm), Jaguaribe (62 mm) e Canindé (56,3 mm).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Na véspera, de terça para quarta-feira, foi registrada a 5ª maior chuva de todo o Ceará, na série histórica da Funceme, que começou em 1972. Esse registro se deu em Itapipoca, no Litoral do Pecém, com 264,8 milímetros – a maior chuva já medida no município. Esse número foi observado no posto Fazenda Pau D’Arco – outros dois pontos de monitoramento em Itapipoca também apresentaram grandes precipitações, com 247,6 mm no posto Fazenda Lagoa das Mercês e 147,4 mm na Praia da Baleia.
As chuvas nesse período, segundo a Fundação, estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema atmosférico comum neste período de pré-estação chuvosa (período que inclui dezembro e janeiro, antes da quadra chuvosa em si). Esse tipo de sistema favorece a formação de áreas de instabilidade, contribuindo para chuvas intensas e concentradas em algumas regiões do Ceará.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Confira os postos da Funceme com os maiores registros de chuva nas últimas 24 horas, das 7h de quarta-feira (28) até as 7h de quinta-feira (29):
Crateús (Posto: SANTA TEREZINHA) : 98 mm
Novo Oriente (Posto: NOVO ORIENTE) : 72.5 mm
Deputado Irapuan Pinheiro (Posto: BETANIA) : 70 mm
Caucaia (Posto: ESCOLA MARIA LUIZA) : 65.4 mm
Jaguaribe (Posto: FEITICEIRO) : 62 mm
Jaguaribe (Posto: AC. JOAQUIM TAVORA) : 62 mm
Canindé (Posto: SAO BERNARDO) : 56.3 mm
Ibaretama (Posto: IBARETAMA) : 55 mm
Jaguaribe (Posto: NOVA FLORESTA) : 54.2 mm
Crateús (Posto: IRAPUA) : 53 mm
Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Avisos
Todo o Ceará está sob alerta para chuvas e ventos intensos até esta quinta-feira (29), conforme avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os comunicados, classificados nos níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), abrangem todos os municípios cearenses e indicam risco de transtornos provocados pelas condições climáticas adversas.
O aviso amarelo, válido durante toda a quinta-feira, atinge 83 municípios e prevê chuvas de até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h. Já o aviso laranja, com validade até as 10h de quinta-feira, alcança 117 cidades e indica precipitações que podem chegar a 100 milímetros, além de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h.
De acordo com o Inmet, as áreas sob aviso laranja apresentam risco de queda de energia elétrica, alagamentos, queda de galhos de árvores e descargas elétricas. Diante desse cenário, o órgão orienta a população a adotar medidas preventivas.
Entre as recomendações estão evitar abrigo debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.
Leia também | Fortes chuvas alagam ruas e água invade lojas e repartições públicas de Canindé, no Ceará
Fonte: gcmais.com.br











