A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta um fim de semana com tempo firme em praticamente todo o estado do Ceará. A tendência, segundo o órgão, é de estabilidade atmosférica, com céu limpo a parcialmente nublado e poucas chances de chuva. A exceção fica por conta de chuvas fracas e isoladas, que podem ocorrer na noite desta sexta-feira (11) e madrugada de sábado (12), principalmente no centro-sul do estado e na faixa litorânea de Fortaleza.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As precipitações previstas são resultado de instabilidades vindas do leste do Nordeste, influenciadas por um cavado meteorológico — uma área alongada de baixa pressão — que atua entre a Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Fatores locais, como relevo e brisa marítima, também contribuem para a ocorrência de chuvas esparsas. “De modo geral, para os próximos dias há um predomínio de estabilidade atmosférica em todas as macro-regiões do Ceará. Há uma baixa possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade”, explicou o meteorologista Vinicius Oliveira, da Funceme.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com a redução da nebulosidade, as temperaturas tendem a subir nos próximos dias. Os termômetros devem marcar entre 33°C e 36°C em regiões como Sertão Central, Inhamuns, Cariri e Litoral Norte, podendo chegar a 37°C na Jaguaribana. Já nas áreas serranas, como Ibiapaba e Maciço de Baturité, as mínimas devem ficar entre 16°C e 19°C. Outro destaque da previsão é a intensidade dos ventos: rajadas podem atingir velocidades entre 55 km/h e 72 km/h, especialmente no litoral, em regiões de serra e na Jaguaribana.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, o cenário segue a mesma tendência: tempo estável, céu claro a parcialmente nublado até domingo (13) e chances mínimas de chuvas isoladas na madrugada de sábado. Os ventos devem ser mais intensos nas manhãs e tardes de sexta e sábado, com velocidades médias de 36 km/h e rajadas variando entre 50 km/h e 60 km/h. A Funceme recomenda atenção redobrada em áreas litorâneas e de relevo elevado por conta das rajadas de vento mais fortes.
Leia também | Fortaleza recebe 150 computadores do Ministério das Comunicações para fortalecer inclusão digital
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br