Início » Blog » Cearense de 117 anos pode entrar para o Guinness como idosa mais velha
Ceará

Cearense de 117 anos pode entrar para o Guinness como idosa mais velha

cearense-de-117-anos-pode-entrar-para-o-guinness-como-idosa-mais-velha
Cearense de 117 anos pode entrar para o Guinness como idosa mais velha

A cearense Leonizia Pereira da Silva, conhecida como dona Ló, pode entrar para o Guinness Book como a idosa mais velha do mundo. Nascida em 1908, no município de Morada Nova, Leonizia completou 117 anos e possui documentos que comprovam a sua idade. Caso seja reconhecida pela organização, ela quebrará o recorde atual de longevidade registrado no famoso livro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Ao longo de mais de um século de vida, dona Ló presenciou eventos históricos marcantes, como as duas guerras mundiais, a corrida espacial, a queda do Muro de Berlim, o atentado de 11 de setembro e a pandemia de Covid-19. A moradanovense, que tem 12 netos, 11 bisnetos e 6 tataranetos, trabalhou como comerciante de comida e sempre foi apaixonada por vaquejadas, segundo relatos da família.

Recentemente, a idosa mais velha do mundo em potencial passou por uma internação no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), administrado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ela sofreu uma queda da própria altura, que resultou no deslocamento do ombro. A neta, Talane Sousa, explicou que a avó se levantou para sentar na cadeira e acabou caindo. A paciente recebeu alta médica no dia 6 de agosto e continuará com tratamento conservador, utilizando tipóia e medicação para controle da dor, conforme informou o médico traumatologista Eduardo Correia.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dona Ló recebe benefício da Previdência Social na modalidade Renda Mensal Vitalícia e conta com certidão de nascimento que comprova a data registrada. A família já está ciente do processo para registrar oficialmente o feito no Guinness Book.

Leia também | Fortaleza é goleado por 5 a 0 para o Botafogo e segue no Z-4

Para inscrever um novo recorde, o interessado deve acessar o site oficial do Guinness World Records, verificar se o título já existe, criar um cadastro e enviar um formulário de inscrição. Se aceito, o candidato recebe diretrizes e critérios para validação, além da lista de documentos necessários. Após reunir as provas, o material é enviado para análise, que pode levar até 12 semanas.

Atualmente, o top 5 de pessoas mais velhas vivas no Guinness inclui Ethel Caterham (Inglaterra), Marie-Rose Tessier (França), Naomi Whitehead (Estados Unidos), Izabel Rosa Pereira (Brasil) e Lucia Laura Sangenito (Itália). Se confirmada, a moradora de Morada Nova passará a liderar a lista como a idosa mais velha do mundo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br