Pancadas de chuva atingiram ao menos 94 municípios do Ceará na manhã desta quarta-feira (19). As informações foram divulgadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), às 10h40. Os dados são um balanço parcial que recebe atualizações ao longo do dia, de modo que o número de cidades pode ainda aumentar.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A cidade de Aquiraz foi um dos destaques entre as cidades que registraram ocorrências de chuva. As precipitações no município chegaram a 172,5 milímetros, causando transtornos na região. A rodoviária de Aquiraz ficou alagada, com a água cobrindo completamente os pneus dos ônibus.
Outras cidades que também apresentaram grandes incidências de chuva durante a manhã foram Pindoretama (145 milímetros) e Cascavel (105 milímetros). A previsão do órgão é que o Ceará deve continuar registrando precipitações até o final de semana.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo a Funceme, as precipitações se devem à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que fica próxima à linha do Equador e é formada pela junção de ventos dos hemisférios Norte e Sul do planeta. Essa interação faz com que ar quente e úmido, na região equatorial, seja levantado, favorecendo a formação de nuvens.
Confira a lista com os locais que registraram as maiores incidências de chuva nas últimas 24 horas:
- Aquiraz (AQUIRAZ) : 172.4 mm
- Pindoretama (PINDORETAMA) : 145 mm
- Cascavel (CASCAVEL) : 105 mm
- Fortaleza (CASTELAO) : 98.4 mm
- Fortaleza (FUND.MA.NILVA(AGUA FRIA)) : 90 mm
- Maranguape (FAZENDA COLUMINJUBA) : 73 mm
- Paracuru (PARACURU) : 73 mm
- São Gonçalo Do Amarante (CROATA) : 71 mm
- Iracema (EMA) : 69 mm
- Iracema (IRACEMA) : 63 mm
Leia também | Funceme aponta condições de La Niña em 2025, fenômeno que indica aumento de chuvas no Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br