Cinco toneladas de cabos elétricos furtados foram recuperados em um imóvel localizado no bairro Tijuca, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. O material, distribuído em duas grandes bobinas, pertence a uma empresa terceirizada da distribuidora Enel Ceará.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O responsável pelo transporte do material foi localizado e levado à delegacia. Ele afirmou ter sido contratado por terceiros para levar os cabos até o município de Chorozinho, no interior do estado. O homem permanece sob investigação, mas foi ouvido na condição de testemunha.
A Enel Ceará, concessionária de distribuição de energia elétrica no estado, destacou que ações como essa fazem parte de um problema mais amplo. Apenas entre janeiro e abril de 2025, mais de 46 mil fiscalizações foram realizadas pela empresa, resultando na identificação de mais de 11 mil casos de furto de energia e na prisão em flagrante de 50 pessoas. Em todo o ano de 2024, a distribuidora registrou mais de 38 mil fraudes relacionadas ao consumo de energia, com 37 prisões realizadas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O furto de cabos não afeta apenas a empresa, mas impacta diretamente a população, provocando interrupções no fornecimento de energia, riscos de acidentes e aumento dos custos operacionais, que acabam refletindo nas tarifas.
A Enel reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas de forma anônima por meio do aplicativo Enel Ceará ou pela Central de Atendimento, no número 0800 285 0196.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) também solicita o apoio da população com informações que possam contribuir com as investigações. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo Disque-Denúncia, no número 181, via WhatsApp pelo número (85) 3101-0181, ou pelo site do serviço: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br.
Leia também | Duas pessoas são presas por furto de energia em operação da Enel e SSPDS na Serrinha
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Fonte: gcmais.com.br