Início » Blog » Ciro diz que segundo turno mais provável em Fortaleza é entre Sarto e Capitão Wagner
Fortaleza

Ciro diz que segundo turno mais provável em Fortaleza é entre Sarto e Capitão Wagner

ciro-diz-que-segundo-turno-mais-provavel-em-fortaleza-e-entre-sarto-e-capitao-wagner
Ciro diz que segundo turno mais provável em Fortaleza é entre Sarto e Capitão Wagner

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) considera que o cenário de segundo turno mais provável para a eleição em Fortaleza, este ano, é entre o prefeito José Sarto (PDT) e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil). A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (26), em entrevista exclusiva aos jornalistas Katiúzia Rios e Miguel Anderson Costa, no programa Balanço Geral Ceará Manhã, da TV Cidade Fortaleza.

“Não é palpite, é leitura de uma fotografia, sendo que a vida é filme”, sublinhou ele, no entanto, ressaltando que isso é uma leitura feita do momento atual. Ciro enxerga que a dinâmica de polarização entre PT e bolsonarismo “já está sendo superada” e que isso deve ter efeitos diretos na disputa eleitoral de Fortaleza.

Leia também | “Se eu encontrar, eu estendo a mão a ele, mas se puder não encontrar eu prefiro”, diz Ciro sobre Cid

“O Bolsonaro explora o mundo conservador, evangélico, cristão, de pessoas honestas, corretas, com uma moral ditada por suas convicções cristãs. E o Bolsonaro é mentiroso, corrupto, depravado. Já tem uma separação, está surgindo uma direita aqui em Fortaleza [que não condiz com isso]”, opina ele.

Ciro, no entanto, não chega a elogiar Wagner, lembrando as origens do ex-parlamentar na política. “Foi o líder de um motim em Fortaleza, se lança pra vida pública liderando um motim. A lógica é qual? Para a polícia, deixa bandido tomar conta, amedronta a cidade e o governo tem que dar meu salário [salário do policial] maior. Aí se lança pra política. O governo errou gravemente, conciliou com isso, e nunca mais o Ceará tomou prumo da polícia.”

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Solução da Prefeitura para a segurança

Na mesma entrevista, Ciro disse que armar os agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) é “um tiro na água”, porque segundo ele isso não vai resolver a questão da segurança pública na cidade. “Tem que fazer, mas vamos ter clareza: Prefeitura não tem promotor pra fazer acusação, não pode fazer inquérito, não tem prisão, não tem juiz… Porque isso é obrigação constitucional do Governo do Estado da União Federal”, ressaltou ele.

“[O presidente] Lula veio aqui, sancionou a candidatura do Elmano [de Freitas, governador do Ceará]… Veja, muita gente gosta do Lula, eu ajudei o Lula minha vida inteira. Estou é reclamando uma providência que seja. Estou andando na periferia e é chocante como as populações estão com medo, apavoradas”, disse ainda o ex-ministro, na ocasião.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Luizianne e Camilo

Na mesma ocasião, Ciro comentou que o ministro da Educação Camilo Santana (PT) “passou com o trator” por cima da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Na ocasião, ele comentava que tem discrepâncias políticas com relação à petista, mas que tem respeito e afeto por ela, lembrando que Luizianne venceu a disputa pela Prefeitura de Fortaleza, em 2004, sem apoio sequer do PT e de Lula.

O pedetista chegou a contar a história do primeiro contato entre os dois, quando Luizianne ainda era estudante do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). “A tese dela, o trabalho da monografia era sobre Ciro Gomes. Então há uma relação que já vem de muito longa data. Ela bem garota, do movimento estudantil, eu já governador, ela pediu para me visitar para fazer uma entrevista, pra consolidar a tese dela. Então é uma relação pessoal de respeito e afeto”, narrou o ex-governador.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Fonte: gcmais.com.br