Sobral, no interior do Ceará, foi cenário de uma colisão entre um ônibus e um trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na manhã desta quinta-feira (8), na Rua José Maria Alverne, próximo à Estação Sumaré. O acidente, ocorrido por volta das 7h, comprometeu o funcionamento do transporte público na região.
A colisão aconteceu quando o VLT se deslocava do Sumaré para Dom José. Em vídeos que circulam nas redes, é possível ver o cenário logo após o acidente, com movimento de pessoas da região.
Em nota, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) informa que no local há a Cruz de Santo André, com as inscrições “Pare, Olhe e Escute”. Não houve vítimas, sendo registrados apenas danos materiais ao VLT e ao ônibus.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Guarda Municipal esteve presente no local da ocorrência, que contou ainda com o acionamento da perícia técnica. O Metrofor diz ainda que registrará boletim de ocorrência para apurar as responsabilidades.
Em razão do acidente, a Linha Sul do VLT de Sobral está sem operação, de modo temporário. A Linha Norte segue funcionando normalmente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Assim como na PN da Rua José Maria Alverne, todas as demais passagens de nível ao longo do VLT de Sobral contam com sinalizações, que indicam a proximidade do veículo sobre trilhos e reforçam a necessidade de atenção redobrada nos cruzamentos ferroviários”, pontua ainda a Companhia. Lembra ainda que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabe ao veículo rodoviário adotar todas as medidas necessárias para evitar acidentes nesses cruzamentos, sendo obrigatório parar, olhar e escutar antes de prosseguir. O avanço indevido sobre os trilhos do trem configura infração gravíssima, conforme previsto na legislação de trânsito.
Anteriores
Acidentes envolvendo o VLT de Sobral se avolumam ao longo dos últimos meses. No último mês de novembro, um caminhão avançou sobre os trilhos e colidiu com o VLT na passagem de nível entre as estações Campo dos Velhos e Boulevard do Arco. De acordo com o Metrofor, o caminhão ignorou a sinalização e entrou na via férrea no momento da passagem do trem. O impacto provocou danos no veículo e na composição, mas não comprometeu a segurança dos passageiros. Após a colisão, a Linha Sul do VLT de Sobral teve operação suspensa.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em julho, um trem do VLT descarrilou e colidiu com a alça de proteção que separa a linha férrea da Avenida John Sanford, no bairro Cohab 3. No momento do acidente, cerca de 15 passageiros estavam a bordo, mas todos desembarcaram em segurança e ninguém ficou ferido. O incidente ocorreu no trecho entre as estações Cohab III e José Euclides, pertencente à Linha Norte do VLT de Sobral.
Em maio, um ciclista de 48 anos, que trabalhava como entregador em uma banca de frutas no Mercado Público de Sobral, morreu atropelado por um trem do VLT. O acidente ocorreu quando o VLT havia saído da Estação Boulevard do Arco, em direção à Estação Campo dos Velhos. De acordo com testemunhas, o homem tentava atravessar a via férrea durante a passagem do trem e acabou sendo atingido.
Leia também | Acidente: VLT de Sobral colide com caminhão que transportava botijões de gás de cozinha
Fonte: gcmais.com.br











