Início » Blog » Com aumento do calor, cresce número de casos de infecção urinária, alertam especialistas
Ceará

Com aumento do calor, cresce número de casos de infecção urinária, alertam especialistas

com-aumento-do-calor,-cresce-numero-de-casos-de-infeccao-urinaria,-alertam-especialistas
Com aumento do calor, cresce número de casos de infecção urinária, alertam especialistas

O aumento das temperaturas, comum neste período do ano, tem contribuído para a elevação no número de casos de infecção urinária. O calor intenso leva mais pessoas às praias e piscinas durante as férias, mas também exige maior atenção com a saúde. Segundo especialistas, fatores como roupas molhadas por longos períodos, excesso de atividade física, suor intenso e baixo consumo de água favorecem o surgimento da doença.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

De acordo com médicos, nesta época do ano os casos de infecção urinária podem crescer até 30%. Dois grupos precisam ficar ainda mais atentos: pessoas com doenças crônicas, como diabetes, e as mulheres, que representam cerca de 80% dos diagnósticos. A predisposição feminina está relacionada a fatores hormonais e anatômicos, o que exige cuidado redobrado diante dos primeiros sintomas.

A jornalista Nina Ribeiro relata ter enfrentado uma infecção urinária que evoluiu para um quadro mais grave, a pielonefrite, infecção que atinge os rins. Com febre persistente, ela precisou ser internada. “Lá na emergência me informaram que minhas taxas estavam alteradas e isso demonstrava que a infecção já estava alta, já no rim. Então eu precisei ficar internada”, contou. Nina permaneceu alguns dias no hospital recebendo medicação intravenosa. “Foi um período bem chatinho, de muita preocupação”, relatou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O médico Emanuel Veras explica que é fundamental reconhecer os sinais da doença precocemente. “Didaticamente, nós separamos as infecções urinárias em trato baixo, que acometem a bexiga e a uretra, como as cistites, e as infecções do trato urinário alto, que atingem os rins”, detalha. Segundo ele, quando a infecção chega aos rins, pode causar quadros febris graves, conhecidos como pielonefrite.

O especialista alerta que, se não tratadas corretamente, as infecções urinárias podem evoluir para complicações severas. “Esses quadros podem gerar infecções graves, como a urosepse, e eventualmente levar o paciente até ao óbito”, afirma Emanuel Veras, reforçando a importância do diagnóstico e tratamento adequados.

Entre as principais medidas de prevenção estão hábitos simples do dia a dia. Aumentar o consumo de água e não segurar a urina são orientações amplamente conhecidas, mas essenciais. “Um dos principais mecanismos de defesa contra a infecção urinária é urinar. Para isso, precisamos ingerir mais líquidos, aumentar a produção de urina e urinar com mais frequência”, explica o médico.

Especialistas reforçam que manter a hidratação adequada, trocar roupas molhadas rapidamente e observar qualquer sintoma, como dor ao urinar, ardência ou febre, são atitudes fundamentais, especialmente durante períodos de calor intenso, para evitar que uma infecção simples se transforme em um problema grave de saúde.

Leia também | Escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista são fundamentais para saúde bucal

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br