Início » Blog » Compositor Antônio Barros morre aos 95 anos na Paraíba
Ceará

Compositor Antônio Barros morre aos 95 anos na Paraíba

compositor-antonio-barros-morre-aos-95-anos-na-paraiba
Compositor Antônio Barros morre aos 95 anos na Paraíba

O cantor e compositor paraibano Antônio Barros morreu neste domingo (6), aos 95 anos, em João Pessoa. Autor de mais de 700 canções, Antônio Barros sofria de Parkinson, doença degenerativa que o levou a uma internação prolongada desde o início do ano. A causa da morte foi uma broncoaspiração, agravada pela dificuldade de deglutição, um dos sintomas da doença.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Natural de Queimadas, no interior da Paraíba, Antônio Barros começou sua trajetória na música ainda nos anos 1950. Foi em Campina Grande, duas décadas depois, que ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu, com quem formou uma das duplas mais prolíficas e marcantes da música nordestina.

Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Autor de mais de 700 canções, Antônio Barros sofria de Parkinson e, mesmo diante dos desafios de saúde, deixou um legado de clássicos que atravessaram gerações. Entre os principais sucessos da dupla estão “Homem com H”, “Bate Coração”, “Procurando Tu”, “Forró do Poeirão” e “Óia Eu Aqui de Novo”, eternizados nas vozes de artistas como Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Luiz Gonzaga, Fagner e Gilberto Gil.

Leia também | Ordens de serviço das obras do Campus Iracema e de Hospital Universitário serão assinadas dia 16 de abril

Além de parceiro na música, Cecéu foi o grande amor da vida do compositor. Juntos, enfrentaram os palcos e os bastidores da música brasileira, assinando obras que se tornaram símbolos da cultura nordestina. Em 2021, a produção musical da dupla foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da Paraíba, em uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa.

O velório de Antônio Barros ocorre a partir das 13h no Parque das Acácias, em João Pessoa. O sepultamento está marcado para às 17h.

Autor de mais de 700 canções, Antônio Barros sofria de Parkinson, mas isso nunca o impediu de expressar a força do forró e do romantismo com autenticidade e talento.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br