Início » Blog » Concurso Miss Gay Ceará é incluído no calendário oficial de eventos do Estado
Ceará

Concurso Miss Gay Ceará é incluído no calendário oficial de eventos do Estado

concurso-miss-gay-ceara-e-incluido-no-calendario-oficial-de-eventos-do-estado
Concurso Miss Gay Ceará é incluído no calendário oficial de eventos do Estado

O concurso Miss Gay Ceará, uma das mais tradicionais manifestações culturais do estado, foi oficialmente incluído no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Ceará. A medida foi sancionada pelo governador Elmano de Freitas (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (9), com base na Lei Nº19.094.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O evento, que ocorre há mais de 40 anos, agora será realizado anualmente no último domingo de janeiro. Com isso, a primeira edição após a oficialização está marcada para 26 de janeiro de 2025.

A inclusão do concurso no calendário oficial foi possível graças ao Projeto de Lei 1246/2023, de autoria do deputado estadual Missias Dias (PT). Aprovado em novembro pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o projeto destacou a trajetória do Miss Gay Ceará e sua importância na valorização da diversidade cultural e sexual.

“O concurso Miss Gay Ceará sempre mostrou uma história pautada pela garra, brilho e compromisso com a seriedade. […] Um momento de extrema emoção que marcou toda uma história de sucesso”, afirmou o deputado em referência à edição de 1983, realizada no histórico Theatro José de Alencar.

O autor do projeto destacou ainda que a oficialização busca fortalecer a luta por respeito à diversidade sexual, além de promover a inclusão social e cultural da comunidade LGBTQIA+.

Criado há mais de quatro décadas, o concurso é um dos mais antigos do Brasil voltados para a celebração da arte transformista e da cultura LGBTQIA+. Durante esse período, o evento foi palco de resistência e expressão, reunindo artistas de várias regiões do estado e do país.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Um dos principais organizadores do evento é o artista transformista Ricardo Dione, que foi peça-chave para a consolidação do Miss Gay Ceará como uma referência nacional.

Na justificativa do projeto, Missias Dias ressaltou o papel do concurso como instrumento de respeito aos direitos da comunidade homossexual e de estímulo ao exercício da cidadania.

“Apresento aos demais colegas o desafio de incentivar o concurso Miss Gay Ceará, incluindo ele de forma permanente no calendário oficial do Estado do Ceará”, afirmou o parlamentar.

Além de reconhecer a relevância cultural do Miss Gay Ceará, a iniciativa abre espaço para um debate mais amplo sobre o respeito à diversidade e os direitos da população LGBTQIA+.

Com o apoio institucional garantido, a edição de 2025 já tem data marcada para 26 de janeiro. A expectativa é que o evento ganhe ainda mais visibilidade, atraindo público local e nacional, além de reafirmar o Ceará como referência na promoção da diversidade e da inclusão.

Leia também |Enel Ceará lança campanha de renegociação de dívidas para clientes até 31 de dezembro; confira

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br