A Chevrolet deu um passo importante em sua estratégia de mobilidade elétrica no Brasil com o início da produção local do Spark EUV, SUV elétrico lançado durante as comemorações dos 100 anos da General Motors no país. A produção teve início na cidade de Horizonte, no Ceará, e, a partir de 2026, o Captiva EV também será fabricado na planta, ampliando a linha de veículos elétricos da marca no mercado brasileiro.
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A cerimônia de apresentação do complexo fabril aconteceu nesta quarta-feira (3) e contou com a presença do presidente Lula, autoridades do Governo Federal e de Santiago Chamorro, presidente e diretor-geral da GM na América do Sul. O evento marcou oficialmente o início da produção do Spark EUV no país, destacando a importância do Ceará na estratégia industrial da Chevrolet.
Segundo Chamorro, a montagem do SUV seguirá inicialmente o regime SKD, com os veículos chegando parcialmente montados e finalizados no Ceará. Ele ressaltou que a expectativa é aumentar o nível de nacionalização gradualmente, conforme o volume de produção crescer, fortalecendo a cadeia produtiva local.
A planta utilizada para a produção do Spark EUV é a antiga fábrica da Troller, atualmente administrada pela Comexport, que pretende transformá-la em um hub multimarcas similar ao da Nordex, no Uruguai. Toda a estrutura passou por ampla modernização, incluindo substituição de equipamentos e reparos após longo período ocioso, somando agora 600 mil metros quadrados de área construída e capacidade inicial para 10 mil unidades por ano, podendo chegar a 80 mil veículos anuais em uma segunda etapa.
O Ceará foi escolhido não apenas pela disponibilidade da planta, mas também por reunir incentivos relevantes do programa federal Mover e do Provin, além da vantagem logística do Porto do Pecém, integrado à Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Esses fatores tornam o estado estratégico para a produção de veículos elétricos e o desenvolvimento da indústria automotiva sustentável.
O Spark EUV é um SUV compacto projetado para atuar na faixa de entrada do mercado de elétricos da Chevrolet, ainda pouco explorada pela marca. Para isso, a fabricante adaptou o modelo da parceira chinesa Baojun, integrante da joint venture GM-Wuling, permitindo que o veículo seja vendido com preço mais competitivo que o antigo Bolt EUV.
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Em termos de dimensões, o Spark EUV mede 4.003 mm de comprimento, 1.760 mm de largura, 1.726 mm de altura e 2.560 mm de entre-eixos. Apesar de não ser um veículo para fora de estrada, possui ângulos de ataque e saída de 22° e 32°, respectivamente, suficientes para enfrentar rampas, valetas e pisos irregulares em áreas urbanas. O motor elétrico dianteiro entrega 101 cv de potência e 18,4 kgfm de torque imediato, alimentado por uma bateria LFP de 42 kWh, com autonomia de até 258 km pelo ciclo do Inmetro, podendo superar 300 km em trajetos urbanos com regeneração de energia.
O SUV será comercializado a partir de R$ 159.990 e estará disponível em seis cores: Azul Atlântico, Azul Anil, Amarelo Canário, Cinza Redentor, Preto Rio Negro e Branco Cupuaçu. Nas quatro primeiras cores, o veículo contará com teto contrastante, reforçando o design moderno e urbano. A bateria terá garantia de oito anos ou 160 mil km, consolidando o Spark EUV como opção competitiva e acessível no mercado brasileiro de veículos elétricos.
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Fonte: gcmais.com.br











