Início » Blog » Corpo de Bombeiros controla incêndio em vegetação próximo ao Rio Cocó e mantém área em monitoramento
Ceará

Corpo de Bombeiros controla incêndio em vegetação próximo ao Rio Cocó e mantém área em monitoramento

corpo-de-bombeiros-controla-incendio-em-vegetacao-proximo-ao-rio-coco-e-mantem-area-em-monitoramento
Corpo de Bombeiros controla incêndio em vegetação próximo ao Rio Cocó e mantém área em monitoramento

O incêndio em vegetação registrado entre os bairros Boa Vista e Cajazeiras, nas proximidades do Rio Cocó, em Fortaleza, foi controlado na manhã deste sábado (18). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), as equipes seguem em regime de monitoramento na área para garantir que não haja o ressurgimento de novos focos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O fogo começou na tarde de sexta-feira (17) e mobilizou diversas guarnições do Corpo de Bombeiros após acionamento feito pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), às 12h48. As equipes atuaram durante a noite e a madrugada, em diferentes pontos para combater o fogo.

Apesar de o incêndio em vegetação ter sido inicialmente controlado ainda na noite de sexta-feira, novos focos foram identificados durante a madrugada, exigindo o revezamento das equipes no terreno. A ação continuou até as primeiras horas da manhã deste sábado, quando as chamas foram totalmente contidas pelo corpo de bombeiros.

Leia também | Fortaleza tem 22 trechos próprios para banho neste fim de semana; veja a lista

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há mais focos ativos na região. Mesmo assim, o monitoramento será mantido ao longo do dia, com guarnições em prontidão para evitar o reacendimento das chamas e assegurar a completa extinção dos pontos de calor.

O Corpo de Bombeiros destacou ainda que provocar incêndio em vegetação é crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A corporação reforça a importância da colaboração da população, orientando que qualquer indício de incêndio ou atitude suspeita envolvendo o uso irregular do fogo seja denunciado por meio do telefone de emergência 193.

Ocorrência também em Viçosa do Ceará

Em Viçosa do Ceará, também nesta sexta-feira, os bombeiros atuaram no combate a um incêndio florestal. A operação contou com o apoio da aeronave Fênix 02, equipada com o Bambi Bucket, capaz de transportar até 500 litros de água por vez, além de um caminhão de abastecimento que auxiliou na logística da ação.

Ao longo da operação, foram lançados aproximadamente 5 mil litros de água sobre a vegetação em chamas. Embora o foco do incêndio estivesse em Viçosa do Ceará, a aeronave operou a partir da cidade vizinha de Frecheirinha, como estratégia para otimizar o combate ao fogo. A ação integrada demonstra a eficiência e agilidade das forças de segurança e emergência do Ceará no enfrentamento a incêndios ambientais.

Confira a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) informa que permanece em regime de monitoramento na área atingida por um incêndio em vegetação registrado na tarde desta sexta-feira (17), entre os bairros Boa Vista e Cajazeiras, nas proximidades do Rio Cocó.

O acionamento foi feito pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) às 12h48. Diversas guarnições foram mobilizadas para o local e atuaram de forma ininterrupta ao longo da noite e da madrugada deste sábado (18), em diferentes frentes de combate. Embora o fogo tenha sido inicialmente controlado ainda no período da tarde, novos focos foram identificados em áreas próximas durante a madrugada, exigindo o revezamento de equipes no terreno.

Na manhã deste sábado, o incêndio encontra-se controlado e não há mais focos ativos. Ainda assim, guarnições do CBMCE permanecem de prontidão no perímetro afetado, em regime de revezamento, até o final do dia, a fim de prevenir o ressurgimento das chamas e garantir a completa extinção dos pontos de calor.

O CBMCE destaca que o ato de provocar incêndio em vegetação constitui crime ambiental, conforme previsto na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), e reforça a importância da colaboração da população. Qualquer indício de incêndio ou atitude suspeita relacionada ao uso irregular do fogo deve ser comunicado imediatamente por meio do telefone de emergência 193.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br