Início » Blog » Criança desaparecida é achada em abrigo de Fortaleza com ajuda do sistema Amber Alerts
Ceará

Criança desaparecida é achada em abrigo de Fortaleza com ajuda do sistema Amber Alerts

crianca-desaparecida-e-achada-em-abrigo-de-fortaleza-com-ajuda-do-sistema-amber-alerts
Criança desaparecida é achada em abrigo de Fortaleza com ajuda do sistema Amber Alerts

Uma criança de oitos anos que estava desaparecida foi achada nesta quarta-feira (12) em um abrigo de Fortaleza com a ajuda de uma ferramenta conhecida como Amber Alerts, sistema de alertas urgentes da empresa Meta, que é ativado em casos de desaparecimento, rapto ou sequestro de crianças.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo informações policiais, a criança estava desaparecida desde o dia 3 de junho deste ano, quando foi vista pela última vez no bairro Prefeito José Walter.  Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da Polícia Civil.

Logo que tomaram conhecimento do caso, a Polícia Civil realizou diligências no intuito de encontrar a criança. Para auxiliar na localização, o 12º DHPP, que esteve à frente das investigações, acionou o Amber Alerts.

Após a imagem da criança ser disparada na plataforma de uma rede social, um profissional de um abrigo, local em que ela estava sendo cuidada, reconheceu a criança e procurou as autoridades policiais. A criança foi devolvida para a família em segurança.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo caso com uso do Amber Alerts

Em fevereiro deste ano, a PCCE localizou um bebê de dois meses que havia sido sequestrado por uma mulher de 39 anos. O bebê havia desaparecido no Centro de Fortaleza (AIS 4) e foi localizado no bairro Sabiaguaba (AIS 7), após o acionamento do Amber Alerts. A suspeita de sequestrar o bebê foi presa em flagrante pelos crimes de sequestro e cárcere privado.

Como o Amber Alert funciona

Quando uma criança desaparece ou é sequestrada, o Amber Alert é ativado e um comunicado especial é encaminhado às plataformas da Meta para publicar o alerta no raio de até 160 km do local do fato ocorrido.

Atualmente, o sistema funciona no Ceará, no Distrito Federal e em Minas Gerais, mas há processo de ampliação. Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Amapá, Goiás e Roraima serão os próximos a aderir.

O programa Amber Alert é um sistema de alertas urgentes estabelecido nos Estados Unidos – e adotado pelo Brasil – e consiste no envio de alertas rápidos por meio das redes sociais da Meta, para auxiliar na busca de crianças ou adolescentes com menos de 18 anos de idade, desaparecidos ou sequestrados, em risco grave e iminente de morte ou lesão corporal grave, sob investigação de instituições de segurança pública.

O alerta anuncia a descrição da criança/adolescente, além de descrições de qualquer indivíduo suspeito de envolvimento no crime.

Leia também | Clara Maia mostra vídeo em que salva filho de engasgo com manobra de Heimlich

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Fonte: gcmais.com.br